2008ARQUIVO

O iPhone perturba Wall Street

FlashDepois de bater recordes de preço em 2007, as ações da Apple nesse início de ano não pararam de cair, e ontem chegaram a valer 119,46 dólares, o preço mais baixo desde julho passado.

O que perturba muito os investidores é o fenômeno do desbloqueio do iPhone, que pode sair caro para a Apple. Para cada telefone desbloqueado ela deixa de ganhar US$ 370, e se calcularmos a soma disso (as estimativas são de que 25% dos aparelhos vendidos são desbloqueados), a quantia torna-se considerável.

Além disso, muitos duvidam da capacidade da empresa de Cupertino (cidade sede da Apple) em cumprir o objetivo proposto por Steve Jobs de vender 10 milhões de iPhones até o final de 2008. Se tomarmos como referência o último trimestre de 2007, foram vendidos em média 180 mil aparelhos por semana. Considerando que essa é geralmente a melhor época do ano, a previsão é de que as vendas cheguem a cerca de 7,9 milhões de aparelhos até o final do ano. Para o analista Toni Sacconaghi, seria preferível que a Apple tivesse baixado os preços do iPhone, ao invés de lançar um aparelho mais caro e com mais capacidade (16Gb).

A Apple precisa muito mudar o ritmo de queda de suas ações e para isso seria necessário boas novidades em seus produtos, principalmente na sua vedete mundial, o iPhone. A comercialização oficial em outros países, a chegada do SDK e o lançamento de uma versão 3G são alguns cartuchos que a empresa pode usar para revigorar as vendas.

Será que esse momento difícil seria uma oportunidade de pressionar a Apple a lançar mais rapidamente as cartas que ela tem escondidas na manga?

Botão Voltar ao topo