2009ARQUIVO

O grave problema dos clones na App Store

Um problema que está deixando vários desenvolvedores inseguros é o fato da Apple fingir ignorar que alguns programadores inescrupulosos não apenas copiam idéias de outros (como foi o caso do iFart ou dos simuladores de cerveja), mas praticamente clonam alguns programas de sucesso, com o intuito de lucrar com a idéia de outros ou apenas ganhar um pouco de notoriedade na mídia.

A clonagem é tão próxima do aplicativo original que o consumidor comum não consegue perceber o que é cópia ou não.

Clones na App Store

Um exemplo disso aconteceu com o aplicativo Classics, um leitor de e-Books que foi bastante comentado no seu lançamento. Pouco depois, apareceu uma cópia na loja chamada Classics: Jane Austen, praticamente igual, mas mais barata (confira na imagem acima).

Exemplos na verdade não faltam. Um outro desenvolvedor que teve seu trabalho roubado foi o que criou o iCopter, joguinho simples onde você pilota um helicóptero. Pouco tempo depois apareceram o iCopter Classic e o Copter Free, ambos gratuitos e de “criadores” diferentes. E para piorar, os clones são gratuitos, roubando clientes do original.

iCopter (original)iCopter Classic (clone)Copter Free (clone)

Mas o cúmulo mesmo foi o caso MedCalc. Dois médicos desenvolveram um aplicativo para o iPhone que apresentava vários cálculos usados na profissão, disponibilizando de graça na App Store. Além disso, deixaram o código open source, para quem quisesse desenvolver a ferramenta. Mas um espertinho baixou o código, compilou e jogou na loja virtual, cobrando 0,99$ pelo aplicativo, que não deve ter levado nem 10 minutos para realizar. Nem nossos políticos são tão caras-de-pau assim (tá, alguns são piores, eu sei…).

MedCalc

 

Ontem o site iLounge colocou em evidência um outro aplicativo vítima de roubo intelectual: o TouchScan (0.99$), que foi copiado na “cara dura” pelo TouchScan Pro (0.99$). O aplicativo é um simulador de scanner de impressões digitais. Independente da utilidade ou não (não é isso que estamos discutindo aqui), o fato é que uma criação foi claramente roubada.

Touch Scam

Realmente é um grave problema que a Apple deveria se preocupar. Ela por enquanto não faz nada, pois diz que é quase impossível de conhecer todos os aplicativos da sua loja (que está quasedesconfie no 148apps.com – chegando aos 30.000 títulos). Mesmo assim, os desenvolvedores estão reclamando nos fóruns que ela também não faz nada mesmo depois de comprovada a cópia. A empresa sugere que o desenvolvedor que se sinta prejudicado entre na justiça para buscar seus direitos.

Enquanto isso, vários malandros lucram com o trabalho dos outros.

Eu já fico mais que irritado quando vejo que roubam textos ou imagens do Blog sem permissão alguma, imagine dedicar semanas ao desenvolvimento de um aplicativo e depois vê-lo copiado por outro. Deve ser revoltante demais. :/

Botão Voltar ao topo