2009ARQUIVO

O ataque dos clones volta à App Store: jogo Flight Control descaradamente copiado

Como blogueiro eu sei como é quando um texto ou uma obra criativa que levou tempo e esforço para ser feita, é copiada descaradamente por outro site, sem pedir permissão ou dar créditos. Aliás, todo mundo que tem um blog sabe o que é isso.

Com a criação de um aplicativo é a mesma coisa. Você se dedica para aprender a programação, pensar em uma idéia nova e criativa que agrade o público, gasta dinheiro em publicidade. Aí, quando seu aplicativo está fazendo sucesso, vem um espertinho e copia descaradamente o seu programa.

iFlight Control

Foi exatamente isso que aconteceu com o Flight Control (aquele que eu não sei jogar), que foi completamente copiado por um aplicativo que acabou de ser aprovado na App Store.

Os salafrários (sim, porque isso extrapola o limite da honestidade) não copiaram só a dinâmica do jogo. Parece que fizeram questão de fazer praticamente um clone, com a gráfica muito semelhante nos mínimos detalhes. Até o nome eles copiaram, incluindo apenas um “i” no começo.

Jogo original

A cópia foi feita nitidamente para confundir o consumidor e tentar angariar alguns clientes desavisados. Confira como os dois são praticamente iguais:

Copy / paste

E o pior é que a cópia nem imita direito: além de ser o mesmo preço (0,99$), não possui outras pistas e a função peer-to-peer. A empresa responsável pelo roubo responde por dois nomes na App Store: Meson Networks e Thumb Contry. É fácil de ver porque as únicas avaliações positivas do jogo são de participantes das duas. Guarde bem esses nomes para nunca mais comprar nada deles.

Esta não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece. No começo do ano alguns casos vieram a tona, com desenvolvedores de índole duvidosa copiando sucessos de vendas (leia “O grave problema dos clones na App Store“). Uma prática que merece todo o nosso desprezo.

Provavelmente a Apple vai retirar rapidamente a cópia da sua loja, pois ela não aprova esse tipo de prática. Na semana passada, um aplicativo brasileiro foi rejeitado por conter o aspecto visual muito parecido com um outro aplicativo similar.

via

ATUALIZAÇÃO: Como bem destacou nosso leitor brunolv, nem a imagem de abertura foi criada. Ela foi roubada de outro jogo para PC, chamado First Class FLurry.

Um roubo de segunda classe

Botão Voltar ao topo