2010ARQUIVO

Novo beta do SDK do iPhone OS já permite implementação de VoIP pela rede 3G

Ontem a noite a Apple liberou o beta do SDK 3.2 para todos os desenvolvedores inscritos, com todas as ferramentas para que os aplicativos da App Store sejam adaptados ao novo membro da família, o iPad. Com ele, alguns detalhes interessantes.

A primeira, que é bem importante, é que finalmente a Apple torna possível a implementação do protocolo 3G em ligações VoIP. Traduzindo, isso quer dizer que programas como o Skype para iPhone poderão agora fazer ligações pela rede telefônica, não ficando mais presos ao Wi-Fi. Esta era uma função prometida desde outubro, mas com a falta de atualizações causadas pelo lançamento do tablet, a adoção foi adiada.

É importante destacar, porém, que os atuais aplicativos ainda não poderão usar a novidade. Isso porque o SDK ainda é beta e a versão do OS 3.2 ainda não saiu. Teremos que esperar, portanto, uma atualização.

O outro detalhe é o simulador de iPad incluso no SDK, que não possui todas as línguas do OS normal. Ou seja, ainda não há o português, o que é de se estranhar, visto que o sistema teoricamente é o mesmo do iPhone e portanto poderia-se usar as mesmas bibliotecas de idiomas. O que isso pode significar?

Outras descobertas foram a possibilidade de se conectar o iPad a um monitor externo (TV?) e também a existência de um diretório comum para todos os aplicativos. Acredita-se que isso sirva para documentos criados no iWork (como textos, planílhas e apresentações), que poderão ser acessíveis por vários programas.

Botão Voltar ao topo