2011ARQUIVO

Nokia admite: Apple mudou o mercado de telefones celulares

A exemplo do que fez a RIM, a Nokia cometeu um péssimo erro estratégico ao subestimar o iPhone no seu lançamento. Pelo menos é a conclusão que se chega ao ver o discurso de Sephan Elop, atual CEO da gigante finlandesa.

Em um comunicado a seus funcionários, Elop diz que a empresa deixou a concorrência (Apple e Android) crescer e tomar conta do mercado, sem adotar nenhuma reação eficiente.

O primeiro iPhone foi lançado em 2007 e nós ainda não temos nenhum produto que chegue nem perto da experiência dele. O Android chegou ao mercado 2 anos depois e esta semana nos tomou a liderança em volume de smartphones. Inacreditável.

E ainda complementa:

Em 2008 o market share da Apple era de 25% entre dispositivos na faixa de US$300; em 2010 subiu para 61%. Eles estão experimentando uma tremenda trajetória de crescimento, com aumento de ganhos de 78%. A Apple demonstrou que se o design é bom, os consumidores pagarão mais para terem uma ótima experiência, atraindo também desenvolvedores e aplicativos. Eles mudaram o jogo e, hoje, dominam o top de linha.

Tudo isso com um aparelho que simplesmente não existia há quatro anos…

Fortune

Botão Voltar ao topo