2008ARQUIVO

Mais alguns detalhes das novidades de ontem

Foi tanta coisa ao mesmo tempo que preferimos comentar por partes. Passada a decepção da falta de grandes novidades sobre o iPhone no evento de ontem, vamos analisar com mais calma algumas mudanças que apareceram e que dizem respeito à nós, usuários de iPhones e iPods touch.

Firmware 2.1

Para o iPhone só será liberado nesta sexta-feira. Para o touch já está disponível, bastando atualizá-lo diretamente no iTunes, caso você estiver já com o 2.0.x. Versões anteriores deverão pagar US$9,99 para atualizar.
As esperadas “funções secretas” aparentemente não vieram, servindo apenas para reparar “muitos bugs”, segundo o próprio Jobs.

Entre as mudanças oficiais:

– maior velocidade na sincronização quando há mudanças; quando não há ele não refaz o backup (yes!)
– aplicativos mais estáveis que não encerram com tanta freqüência
– Genius (novo recurso do iTunes 8)
– menor consumo de bateria (já no 2.0.2 deu para notar uma boa melhora)
– menos “lag” (paradas) no teclado
– maior velocidade no geral

Nosso leitor Ed nos traz mais ítens para a lista:
– melhoria no sistema de emails
– instalação mais rápida de aplicativos (da App Store)
– eliminação do bug que encerrava os aplicativos do nada
– busca por contatos mais rápidos
– podcasts com descrição mais completa
– opção de desligar alguns sons individuais (como e-mail e teclas) 

A versão parece que soluciona vários problemas, o que é um alívio para todo mundo. Essas observações foram feitas com base na observação do firmware no iPod touch. Talvez para o iPhone apareçam ainda mais novidades.

Novo iPod touch

Ele realmente é bem bonito, apesar de não trazer grandes novidades.
Dois detalhes são matadores: o botão externo de volume (já comentado aqui) e os auto-falantes. Aliás, a Apple surpeendeu novamente no design. Onde estão esses auto-falantes?? São completamente escondidos, não se vê em nenhuma foto!

Outro recurso incorporado foi um sensor Nike+, que possibilita o acompanhamento de atividades físicas através de um captador acoplado ao tênis. É a primeira vez que esta função fica disponível ao touch, pois antes era exclusivo dos iPods normais (através de um adaptador). Apenas o novo terá esse recurso, o antigo touch e os dois modelos de iPhone não poderão usar o brinquedo. Aliás, a Apple mesmo declarou que provavelmente “o iPhone nunca funcionará com o Nike+, que é exclusivo para iPods*. Claro, eles precisam colocar um diferencial no touch para que o iPhone (que em muitos países é mais barato) não canibalize as vendas do tocador multimídia.

A Nike já garantiu presença na Apple Expo que será realizada na semana que vem, em Paris. Haverá uma pista de centenas de metros disponível ao público. Como temos já um enviado especial por aquelas bandas, o Blog do iPhone cobrirá também este evento.

iTunes 8

Faremos um artigo especial sobre o programa, pois ainda não testamos o bichinho. :)

 

* Devido à falta de confirmação da informação riscada acima, preferimos tirá-la do artigo.

 

Botão Voltar ao topo