2009ARQUIVO

Má notícia: o iPhone OS 3.1 deixa praticamente impossível ativar o tethering não-oficialmente

OS 3.1 desabilita de vez o tethering no iPhone

A descoberta tinha sido feita em primeira mão aqui mesmo, ao testar o beta do firmware, mas agora já se sabe como acontece o processo. O iPhone OS 3.1 desabilita permanentemente o tethering de operadoras que não ofereçam oficialmente este serviço e não pode ser ativado por nenhum método conhecido atualmente. Isso porque a Apple reforçou muito o nível de segurança, aplicando certificados digitais nas configurações da operadora.

Conheça toda a história

O tethering é uma função que foi incluída no iPhone OS 3.0, que permite o compartilhamento da internet do iPhone (através da rede de celular) com um computador, via cabo USB ou bluetooth. No início as operadoras brasileiras não o habilitaram nativamente, o que fez com que a comunidade independente encontrasse maneiras alternativas de ativá-lo, através da injeção de um arquivo com os ajustes da operadora alterados, em formato IPCC, compatível com o iPhone. Outra solução era usar o APN Config aqui do Blog para ativar a função. Mais tarde, apenas a Vivo ativou oficialmente, coisa que continua até hoje.

Mudança de protocolo

Com o OS 3.1, a Apple implementou uma maior segurança a esses arquivos IPCC. Agora, cada configuração de operadora possui um identificador digital próprio e qualquer alteração no arquivo faz com que ele seja completamente ignorado pelo aparelho. Isso quer dizer que é inútil injetar qualquer ajuste modificado, porque ele não é considerado e por isso não faz nenhum efeito.

Isso inclui a configuração de APN, tirando o efeito do nosso APN Config no OS 3.1 (apenas para o tethering, para o APN falso ainda funciona).

Identificador inválido

Agora, somente a própria operadora pode ativar ou não a função. Se ela não quiser, nada de tethering.

Vários hackers estão trabalhando a fundo nisso, mas a maioria acha que uma solução só poderá ser encontrada quando for lançado o jailbreak para o OS 3.1, coisa que ainda não existe. Até lá, a recomendação que se faz para quem não quer perder a possibilidade de realizar o tethering é não atualizar seu aparelho para a versão atual, permanecendo na 3.0.1. Isso nós já falamos aqui, mas nunca é demais repetir.

Em resumo, se você quer usar o tethering com a Claro, TIM ou outra não oficial, não mude para o iPhone OS 3.1. Clientes Vivo não sofrem deste problema, pois o próprio sistema ativa a função.

Obviamente que, qualquer novidade que aparecer a respeito, postaremos aqui no Blog. ;)

Pesquisa própria Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo