2010ARQUIVO

m-Payments: fotografe um cheque com o iPhone para depositá-lo na sua conta PayPal

Cada vez mais os chamados m-Payments (pagamentos por dispositivos móveis, como o celular) se tornarão comuns em nossa vida, revolucionando a forma como transferimos dinheiro. Um exemplo que já está em prática nos Estados Unidos é o depósito de cheques sem precisar ir ao banco: você tira foto dele com o iPhone e o valor é depositado na conta.

A novidade faz parte da última atualização do aplicativo PayPal.

O funcionamento é simples: você recebe um cheque de alguém e quer depositar em sua conta PayPal. Você abre o aplicativo, tira foto da frente e do verso do cheque e, em algumas horas (1h40 em média) o depósito aparece na sua conta. Depois disso, o cheque de papel pode ser rasgado, pois perde a utilidade (o conselho, no entanto, é que seja guardado por um tempo).

Por enquanto, a função só está ativa com bancos nos EUA. A Europa ainda vê o processo com desconfiança e no Brasil, nem há ainda perspectiva de quando o serviço poderia começar a funcionar.

O processo não é inédito: alguns aplicativos de bancos americanos já fazem isso deste o ano passado. É o caso do USAA e do Chase, que permitem depósitos com cheque usando apenas o aplicativo do iPhone.

É realmente impressionante as possibilidades de evolução da área mobile nos pagamentos online. Dá para imaginar o que será daqui a 2 anos? ;)

via

Botão Voltar ao topo