2010ARQUIVO

Liberado o Spirit, jailbreak do iPad e do OS 3.1.3 em iPhones e iPods touch

A ferramenta era esperada para sexta-feira, mas só foi liberada na noite de ontem. Desenvolvida pelo hacker @comex, com apoio de vários grupos, o Spirit faz o jailbreak fácil e rápido não apenas em iPads, mas também em iPhones e iPods touch com o OS 3.1.3. Mas apesar disso, ele não realiza o desbloqueio da operadora.

A ferramenta funciona do mesmo jeito que o blackra1n, bastando apenas um clique do mouse para realizar todo o serviço. Em menos de um minuto, ele instala no aparelho o Cydia. Porém, várias recomendações devem ser seguidas antes de se iniciar o processo.

É sempre bom destacar que o jailbreak não é considerado ilegal pela lei brasileira, quando feito no próprio aparelho. Ele também não é sinônimo de pirataria de aplicativos. Para mais informações, leia aqui.

Para começar, quem tem iPhonne 3G ou 3GS bloqueado com a operadora NÃO DEVE FAZÊ-LO, pois ele não desbloqueia a nova baseband.

Nos aparelhos com novo iBoot ele faz um jailbreak untethered, ou seja, ele é permanente, não precisando refazê-lo sempre que reiniciar o sistema. Se é o seu caso e você já tenha jailbreak, terá que restaurar o aparelho pelo iTunes para o OS 3.1.3 e só então realizar o processo. Lembrando que isso é somente para quem pode ativar com o chip da operadora. Funciona com qualquer versão do iTunes a partir do 9.0.

No iPad, é possível instalar o Cydia, mas nem tudo funciona ainda. Aplicativos que usam o MobileSubstrate (como SBSettings e WinterBoard) bagunçam todo o sistema do tablet. O ProSwitcher (que permite o multitasking) também não funciona.

O Cydia ainda está mal adaptado para a tela do tablet (Saurik sempre foi meio lento nas atualizações), enquanto que seu concorrente, o Rock, já ganhou versão nova.

Eu já testei aqui no iPhone com OS 3.1.3 e tudo funcionou perfeitamente. Basta instalar o 3.1.3 direto no iTunes e rodar o programa.

Se você quiser tentar, há versões para Windows e Mac OS X diretamente no site.

A razão para os hackers terem demorado tanto para liberarem a ferramenta é que o exploit explorado pelo Spirit é muito fácil de ser reparado pela Apple. Tão fácil que já se espera o lançamento de uma atualização do OS (3.1.4) que anule o jailbreak ainda esta semana. E aí, o próximo só em junho/julho, depois do lançamento do iPhone 4.

Por isso, sugere-se que quem esteja já com o jailbreak no 3.1.2 com o boot antigo que permaneçam nele, pois a 3.1.3 não traz nenhuma novidade. O Spirit é voltado principalmente para quem tem iPad e para quem possui um dispositivo novo e queira fazer o destravamento untethered.

Botão Voltar ao topo