2011ARQUIVO

Lançado o primeiro projeto brasileiro de aplicativo para iPhone com código open source

A resposta a uma grande necessidade de usuários brasileiros de iPhone está chegando à plataforma, e o que é melhor, de forma colaborativa. É o aplicativo Consumo, que controla os gastos telefônicos que você fez no mês com o seu celular. Será o primeiro aplicativo do tipo compatível com operadoras brasileiras.

A ideia é ter uma ferramenta simples, sempre à mão do usuário, para que ele possa a qualquer momento consultar detalhes do seu saldo e gastos direto no iPhone. Ela pretende ser rápida, com baixo consumo de dados de internet.

Ele já foi enviado para a iOS App Store (custará 0,99$) e deve ser aprovado a qualquer momento. Como ele não usa diretamente a informação do cartão SIM (chip), você pode cadastrar várias contas para ir acompanhando o consumo de cada.

Colaboração open source

Mas o aplicativo ainda não está completo: por enquanto ele funcionará apenas com uma operadora (a Vivo), pois com as outras a tarefa é um pouco mais complicada. É por isso que seu desenvolvedor, Felipe Kellermann, resolveu abrir o código fonte do app para toda a comunidade, para que seja um trabalho colaborativo.

A ideia é que várias pessoas (e até mesmo as próprias operadoras) contribuam para fazer evoluir a ferramenta, até então sem similares no Brasil (diferentemente de outros países, onde esse tipo de controle é comum). Ele é composto de um framework genérico, em que vários desenvolvedores podem colaborar. Quem ganha com isso? Nós, consumidores, que teremos uma ferramenta em constante evolução e com grandes potenciais.

Ele é também o primeiro projeto open source brasileiro a chegar à App Store. Isso quer dizer que quem está aprendendo a programar para iPhone poderá ter acesso ao aplicativo pronto ao mesmo tempo que consegue ver como ele é feito. Com mais projetos assim, teremos um verdadeiro salto na evolução de desenvolvedores em nosso país, fazendo as opções e a qualidade de aplicativos nacionais crescerem a passos largos.

Todo mundo pode colaborar. Quem não é desenvolvedor, mas quer ver sua operadora entre as opções, pode também contribuir com suas contas para testes, ou então enviando sugestões de melhoramentos. Quem é desenvolvedor, poderá compilar o código e instalar de graça o app para utilizá-lo e fazer as evoluções que achar conveniente (o código completo se encontra neste repositório). Todos que colaborarem com ideias utilizadas no aplicativo terão seu nome nele.

Para o consumidor final, que só quer aproveitar a utilidade do aplicativo, será possível comprá-lo na App Store por um preço quase simbólico, que servirá para o suporte (afinal, os usuários precisam ter assistência caso alguma coisa não funcione conforme o planejado).

O projeto todo é digno de aplausos e merece todo o nosso apoio. Afinal, é de aplicativos úteis e de boa qualidade que todos nós precisamos e é assim, com a colaboração de todos, que as chances de evolução não só do aplicativo, mas de toda a comunidade de desenvolvedores, aumentam. :)

Botão Voltar ao topo