iOS

iOS 14 avisa o usuário quando um aplicativo acessa a área de transferência do sistema

Quando você usa a função de copiar/colar do sistema, aquela informação fica guardada por um tempo na memória do iPhone, em um lugar chamado área de transferência (clipboard em inglês).

O problema é que alguns aplicativos tem acesso a esta área, muitas vezes sem o usuário saber, o que pode significar um problema de segurança em casos de se copiar senhas ou dados pessoais.

No iOS 14, a Apple solucionou este problema, avisando sempre que um aplicativo espiar sem o seu consentimento a área do clipboard.

O fato de um aplicativo absorver automaticamente os dados copiados da área de transferência não é, em si, um sinal de coisa errada. Muitos deles o fazem para facilitar para o usuário caso ele venha a “colar” a informação que copiou. Isso acelera o processo.

Mas há outros apps, como o TikTok, Hoteis.com e até alguns jogos que teoricamente não precisam da informação do clipboard para nada. Então por que fazem?

No iOS 14, isso ficará mais transparente. Quando você abrir um app que usa as informações do clipboard, uma pequena notificação no alto da tela aparecerá.

Clipboard iOS 14

Isso será útil, na verdade, para o usuário analisar se o respectivo aplicativo precisará realmente daquela informação ou se está fazendo isso apenas para roubar seus dados e enviar para algum servidor remoto.

Par evitar que fique chato este aviso aparecer a todo momento, o sistema será inteligente e determinará se o tipo de informação guardada na área de transferência é compatível com aquele aplicativo.

Por exemplo, um navegador como o Chrome poderá perguntar ao sistema se o conteúdo copiado é uma URL, e nesse caso terá autorização para ter acesso, pois é algo útil para o usuário poder abrir um site que copiou de outro lugar. Caso seja uma senha ou outro tipo de informação que não se adeque à função do app, ele não conseguirá ter acesso à informação.

Botão Voltar ao topo