2009ARQUIVO

Inauguração da Apple Store de Paris traz algumas curiosidades relacionadas ao iPhone

A loja da 5a avenida, em Nova Iorque, sempre foi a menina dos olhos da Apple. Mas desde ontem, ela passou a ter uma concorrente com a inauguração da Apple Store Paris, que fica na entrada do ponto turístico mais visitado do mundo, o Museu do Louvre.

Apple Store Paris

O sucesso da inauguração surpreendeu a maioria dos franceses, pois milhares de pessoas enfrentaram o frio do outono parisiense para esperar horas na fila. Entre as várias novidades, algumas curiosidades interessantes sobre o iPhone e iPod touch.

Mesmo que ela seja direcionada a todo o universo Apple, o que mais se vê em vários pontos da loja são repetições de um painel gigante promovendo o iPhone, mostrando que ele é atualmente o grande carro-chefe da companhia. O painel revela o tom da campanha de fim de ano para o celular:

85.000 presentes. Uma só caixa. Dê um iPhone de presente.

Fazendo referência a mais de 85.000 aplicativos (hoje já são 100 mil), a peça destaca a multiplicidade de funções do iPhone e sugere que ele seja considerado como uma opção de presente neste natal. Claro que a campanha tem muito mais sentido quando feita em um país onde o aparelho custa R$380 (com plano de 2 anos), no Brasil acho que ela teria dificuldade em fazer sucesso…

Área de ativação

A importância que a loja dá ao iPhone também fica evidente em uma zona exclusiva para ativação do aparelho. Diferentemente de comprar em uma operadora, você pode experimentar uma das várias amostras disponíveis, testar, visualizar diretamente no aparelho a cor que melhor lhe agrada e comprar ali mesmo.

Mas se você já está pensando em comprar um aparelho na loja na sua próxima viagem a Paris, não pense que é tão fácil: mesmo ali, eles só são vendidos atrelados a planos de operadora. A mesma coisa acontece nos Estados Unidos.

Ativação atrelada a planos com operadoras

No resto da loja, dezenas de iPhones e iPods touch estão disponíveis para que os usuários possam provar com as próprias mãos os aparelhos. Mas o mais interessante é que em todos eles, roda automaticamente um exclusivo modo de demonstração, que entra em ação quando ele entra em repouso, uma alteração especial no firmware feita pela própria Apple. Veja um vídeo exclusivo do modo em funcionamento:

YouTube video

Outro ponto interessante é que a loja já está usando (como era de se esperar) o novo sistema EasyPay, que utiliza iPods touch para realizar os pagamentos dos clientes.

YouTube video

Steve Jobs sempre demonstrou uma admiração por Paris e parece que isso influenciou para que a nova loja fosse cuidadosamente bem estruturada, se igualando fácil com a do cubo de vidro de NY. Para quem for visitar Paris, é parada obrigatória. :)

Franceses interessados no iPhone

Botão Voltar ao topo