2009ARQUIVO

Google Voice para iPhone é rejeitado pela Apple

Google Voice

Há duas semanas atrás a Google lançou aplicativos para BlackBerry e Android de seu serviço Google Voice. Esperava-se então que uma versão para iPhone logo saísse, mas a empresa anunciou que a a Apple acaba de rejeitar o pedido de inclusão do serviço na App Store.

O porta-voz da Google declarou: “Nós trabalhamos duro para levar nossos aplicativos a um grande número de plataformas móveis, incluindo o iPhone. A Apple não aprovou nosso aplicativo Google Voice que enviamos para a App Store há seis semanas. Nós continuaremos a tentar levar nossos serviços para os usuários do iPhone usando as facilidades do navegador Safari“.

A restrição parece ter um motivo claro: AT&T, a mesma que complica a vida de quem quer usar o tethering no resto do mundo. Se não fosse por ela, o compartilhamento de internet provavelmente já viria habilitado por padrão no iPhone.

O Google Voice é um serviço que pode se mostrar revolucionário em um futuro próximo. Por enquanto funcionando apenas nos Estados Unidos, ele oferece ao usuário um número de telefone único, que pode ser associado a todos os outros telefones dele, seja o doméstico, celular ou do trabalho. A pessoa chama o número do Google e você escolhe se quer fazê-lo transferir a chamada para um ou todos os telefones reais. Conheça mais o serviço através deste vídeo (em inglês):

Muito prático principalmente para quem muda de telefone, ou quer direcionar um determinado tipo de ligação (trabalho, por exemplo) apenas para determinado número. Ou quando você for viajar, podendo associar seu número ao telefone do hotel. Realmente muito legal a idéia, espero que evolua bastante. :)

Porém, o serviço está tirando o sono das operadoras, pois com ele você pode também mandar SMS gratuitos para qualquer telefone, além de fazer ligações de longa distância bem mais baratas. É tudo o que o Skype quis ser, mas ainda não conseguiu fazer em grandes proporções.

É uma pena que isso esteja acontecendo. A Apple está barrando um serviço que traz uma real evolução para o dia-a-dia do usuário. O Google Voice (assim como ligações do Skype pelo 3G) trariam um beneficio enorme para todos nós, mas são barrados por interesse das operadoras, que aliás, ainda cobram um preço superfaturado pelo envio de mensagens SMS, um serviço que não custa praticamente nada para elas.

E viva o mundo capitalista, onde o interesse financeiro é o responsável por grandes avanços tecnológicos, mas também motivador de grandes atrasos.

[via]

Botão Voltar ao topo