2009ARQUIVO

Geohot faz chover liberando o jailbreak para o iPhone 3GS

Pois é, uma coisa que o jovem Geohot (George Hotz) nunca concordou foi com o fato de fazer os usuários esperarem pelo jailbreak mesmo ele estando pronto. Na semana passada, quando ele e outros hackers conseguiram realizar o jailbreak no novo iPhone 3GS, o Dev-Team anunciou que estava com a ferramenta pronta, mas não iria liberar por agora, com medo que a Apple arrumasse a falha que permite o processo. A justificativa é que grande parte do mundo ainda não possui o novo modelo.

Geohot não gostou e sem perguntar para ninguém (afinal, ele não precisa disso), lançou uma ferramenta própria, capaz de fazer o jailbreak no novo modelo. Ela se chama purplera1n (“chuva púrpura”) e por enquanto é compatível apenas com o Windows (até o Vista, não o 7). A versão Mac deverá vir em breve.

A ferramenta ainda não parece completamente estável e deve ser usada apenas por usuários experientes. Mas o grande avanço é que ela não necessita de arquivos de firmware (IPSW), agindo diretamente no aparelho bem ao estilo do velho ZiPhone (que aliás foi inspirado em uma criação do próprio Geohot). Será que Zibri vai aproveitar a liberação deste código (alguém aqui disse roubar?) para voltar à cena?

No seu último post em seu blog (intitulado “Eu fiz chover“), Hotz aproveita para criticar mais uma vez a posição do Dev-Team, dizendo que a graça do jogo de “gato e rato” é justamente esta, aproveitar as falhas, a Apple consertá-las e então procura-se outras. Ficar segurando uma solução que já existe é deixar muita gente que precisa, sem assistência.

Botão Voltar ao topo