2010ARQUIVO

Futura versão do Ubuntu trará ao Linux suporte nativo para o iPhone e iPods

Viver alternativamente nesse mundo globalizado dos computadores nem sempre é tarefa fácil. Claro que já foi bem mais difícil anos atrás, mas hoje alguns ainda enfrentam certos entraves digitais. É o caso de quem optou por usar Linux, uma plataforma gratuita e independente que tem como filosofia o compartilhamento de programas livres de bloqueios e licenças caras.

O problema é que nem sempre todos os programas são compatíveis com o OS. Um exemplo é o iTunes, da Apple, que parece se recusar a fazer uma versão de seu player para o sistema do Pinguim. Como consequência, usuários do Linux não podem conectar o iPhone nem o iPod, sendo obrigados a passar por outro sistema, como o Windows ou Mac OS. O aparelho é reconhecido apenas como uma máquina fotográfica.

Mas isso parece que deve acabar com a próxima versão do Ubuntu, que promete suporte nativo aos gadgets da Apple, sem a necessidade de usar o iTunes.

A nova versão alfa 3 do 10.04 (chamada de Lucid Lynx) já apresenta a função, permitindo que o sistema identifique o aparelho como um iPhone. Além disso, será possível ouvir as músicas presentes no gadget pelo programa nativo Rythmbox, substituindo assim o player oficial.

A previsão de disponibilidade da versão pública final é para a segunda metade de abril, o que pode abrir margens para que a Apple apresente problemas para a real implementação da função, justamente por não achar muito simpático que outros criem soluções independentes para a conexão do iPhone com o computador (vide sua briga com a Palm).

Tomara que ela não imponha dificuldades para a comunidade Linux. Afinal, seria uma pena privá-los de um celular tão bom só porque tiveram coragem para “pensar diferente”. ;)

via

Botão Voltar ao topo