2009ARQUIVO

Flash no iPhone? Não antes de 2010

Sem Flash no iPhone

Lembram daquela parceria que a Adobe fez com a ARM para portarem o Flash para dispositivos móveis? (leia “Adobe e ARM querem melhorar a performance do Flash em celulares“). Pois segundo uma entrevista dada ao site EETimes, a tecnologia só poderá ser implementada no iPhone e em outros smartphones nos primeiros meses do ano que vem.

Um dos diretores da Adobe, Anup Murarka, afirma que as dificuldades em levar o Flash a dispositivos com arquitetura ARM são de três níveis: gráfico, codec e scripting.

A nível gráfico, a maior dificuldade no momento é que a tecnologia Flash foi projetada para funcionar em potentes processadores com arquitetura X86, integrados a computadores de mesa ou notebooks.

No quesito codec vídeo, a maior parte dos aceleradores gráficos integrados nos processadores ARM suporta o padrão H.264, mas não os anteriores (H.263 e On2). Mesmo que a Adobe desenvolva novos codecs para a arquitetura ARM, cada construtor deverá se empenhar para otimizá-los para o seu hardware.

Por último, o grande desafio é a adaptação do ActionScript do Flash para a arquitetura móvel, incluindo um compilador que traduza todo o código originalmente concebido para ambiente X86.

No final, depois desse trabalho todo, os smartphones poderão ser compatíveis com o Flash, mas somente a partir da versão 10. Ou seja, sites antigos ou que usam animações feitas em outra versão continuarão não rodando nos dispositivos móveis.

Mais uma vez, isso só reforça o fato de que não é culpa da Apple a falta do Flash no iPhone e sim uma preocupação com a performance do aparelho. O Flash, hoje, é uma tecnologia que ainda não está pronta para ganhar o mundo dos celulares.

Botão Voltar ao topo