2010ARQUIVO

Fim de uma era: geohot declara que não irá mais criar soluções de desbloqueio para o iPhone

A prévia ele já deu em janeiro, quando começou a “mudar de ramo” e investir no desbloqueio do PlayStation. Agora parece ser definitivo: o jovem americano George Hotz (mais conhecido como geohot) anunciou que está saindo definitivamente da cena do jailbreak do iPhone (veja a biografia dele aqui).

O anúncio já tinha sido feito na manhã desta segunda, mas esta noite ele radicalizou, bloqueando seu blog apenas para convidados.

Segundo o hacker, ele sempre trabalhou no desbloqueio do iPhone por diversão. O desafio de conseguir penetrar em um sistema que parecia impenetrável, o incentivou a ser o primeiro no mundo a desbloquear o iPhone original, apenas um mês e meio depois de seu lançamento, em 2007. De lá para cá, ele tem sido importantíssimo para o desbloqueio das várias versões. Sem ele, dificilmente o jailbreak existiria hoje; pelo menos não como o conhecemos.

Mas a diversão começou a se tornar um martírio. Geohot diz que as exigências começaram a se tornar diárias, com milhares de impacientes do mundo inteiro perguntando a ele quando sairia seu próximo hack. Mesmo ele pedindo para que não insistissem, os pedidos continuaram intensos. Foi aí que ele resolveu dar um basta nisso tudo e dizer que não irá mais liberar nenhuma ferramenta para o iPhone. Game over.

Eu estava me divertindo [vencendo os desafios do bloqueio do iPhone], mas algumas pessoas levam isso a sério demais. É só um telefone e não tenho mais diversão com ele. No meu currículo não consta “hacker de iPhone”, era algo que eu fazia ocasionalmente quando eu estava entediado. Foi uma experiência boa, aprendi muito com tudo isso. Talvez algum dia eu faça um “adeus” mais formal.

Tenho certeza que alguns leitores o chamarão de menino mimado, mas se formos analisar friamente todos os aspectos, não tem como não dar razão a geohot. Não é fácil ter milhares e milhares de pessoas perguntando e exigindo diariamente por uma solução de desbloqueio toda vez que a Apple faz uma atualização do sistema. E infelizmente, na internet, há muita gente imatura e mal educada, que briga e exige por algo que é de graça e sem compromisso. Quando um hobby causa mais stress e aborrecimento do que diversão, é porque está na hora de mudar de atitude.

Apesar de ser uma notícia muito triste e que dificulta todo o futuro do jailbreak e desbloqueio do iPhone, é compreensível que tenha-se chegado a esse ponto. Tudo culpa dos que se escondem atrás de nicks na internet, não fazem nada para contribuir e ainda exigem dos outros.

Botão Voltar ao topo