2008ARQUIVO

Entenda melhor a pré-venda do iPhone 3G pela Claro

Muitos leitores hoje nos procuraram informando que haviam recebido um telefonema por parte da Claro, dizendo que a empresa estava confirmando a reserva do iPhone 3G com todos aqueles que se registraram previamente no site. O único porém é que para reservar seria preciso como garantia o pagamento de R$100,00, descontados no preço final do aparelho.

No início foi difícil de acreditar. Como assim? Obrigar a reserva do telefone sem informar preços nem planos? Qual é o sentido disso?

Mais tarde, a própria Claro confirmou a campanha, através de uma informação obtida pelo nosso leitor Cyro:

Ou seja, pelo acordo a Claro devolverá os R$100 se o cliente desistir nos primeiros 7 dias da reserva ou então se a operadora não entregar o aparelho em um prazo de 60 dias. Fazendo as contas, no final de outubro.

Após esse primeiro contato, se o futuro cliente realmente confirmar a reserva, receberá alguns dias depois um outro telefonema com detalhes de preço e planos.

Está tudo muito estranho, não está?
Se não fossem os vários leitores que confirmaram a informação direto no Atendimento On-line da Claro, eu não acreditaria.

Primeiro, a operadora está pedindo o número do cartão de crédito diretamente pelo telefone. Isso é completamente irregular, pois é obrigatório o uso de um sistema seguro de transmissão de informações onde não haja nenhum contato humano. O VISA pune empresas que desreipeitam esta regra.

Segundo, a operadora exige que o cliente decida na hora do telefonema o que vai fazer, sem dar tempo nem informações necessárias para o cliente decidir com calma. Isso se chama coação.

A única coisa que podemos sugerir aos nossos leitores é não aceitar por enquanto essa proposta, até que se confirme mais detalhes sobre como será a venda do iPhone pela Claro. O aparelho cedo ou tarde estará disponível para todos, com ou sem reserva, e o melhor é decidir com calma a melhor opção.

Quem manda no mercado não são as operadoras. Somos nós, clientes.

[além do Cyro, gostaríamos de agradecer aos leitores Thiago (com H), Tiago (sem H), Orlando, Rodrigodc e Luciano Oliveira pelas informações fornecidas]
Botão Voltar ao topo