2008ARQUIVO

Enfim um GPS decente no iPhone. Será que a Apple vai permitir?

O iPhone 3G tem um chip GPS incorporado, que permite a geolocalização através de satélite.

A navegação é feita com a ajuda do Google Maps, que cumpre bem o seu papel, mas é completamente diferente do que muitos estão acostumados em outros aparelhos, onde uma voz indica, curva por curva, o caminho que se deve seguir.

Não há nem mesmo uma opção de visão 3D do caminho.

A conhecida empresa dinamarquesa TomTom chegou a anunciar que tinha feito uma versão de seu programa de GPS para o iPhone.

Porém, devido à uma cláusula no acordo de uso do SDK, esse tipo de aplicativo não foi permitido.

Agora outra empresa do ramo, a Xroad, acaba de criar um programa do gênero e já enviou para a App Store, esperando aprovação. Ele se chama G-Map.

O aplicativo é fantástico em muitos sentidos, cobrindo vários buracos deixados pela solução oficial.

O primeiro é o fato de permitir a integração off-line dos mapas, eliminando a necessidade de ter uma conexão internet/dados para ver onde se está. Só isso me deixaria muito contente. :)

Além disso, ele mostra uma visão em 3D dos principais cruzamentos. Não sei se esse recurso estaria disponível no Brasil em um primeiro momento, mas ainda assim é bem interessante.

Outro destaque é a busca inteligente pelos POI (pontos de interesse), classificados segundo sua qualidade. Hotéis, restaurantes, postos de gasolina, coisas assim. Mas isso o Google Maps também faz, de uma certa maneira.

Único ponto falho é a falta da voz indicativa, aquela que narra cada curva. Mas isso pode vir em uma futura atualização.

Assista esse pequeno vídeo de 20 segundos para ter uma curta idéia de como o aplicativo funciona:

YouTube video

Há também a página oficial do aplicativo, com vários vídeos de demonstração da ferramenta.

Agora é esperar para ver se a Apple aprova.

Se depender dos termos de uso, é quase certo que não será liberado. Mas pelo menos mais uma empresa provou que é possível.

Um dia a Apple vai ter que ceder, se não quiser perder clientes…

[via]

Botão Voltar ao topo