2009ARQUIVO

Desenvolvedores aplicam sistema anticrack em seus aplicativos de forma barata e eficiente

Anticrack de aplicativos

É bem verdade que a Apple nunca fez nada de efetivo para combater a pirataria de aplicativos para iPhone OS, preferindo jogar a culpa toda no jailbreak, que acaba permitindo a instalação não autorizada de programas no aparelho. Com isso, os desenvolvedores tiveram que procurar eles mesmos soluções independentes para proteger suas criações.

Talvez nem todos os desenvolvedores saibam, mas colocar um sistema anticrack em aplicativos é muito mais fácil e barato do que se imagina. :)

Um dos grandes problemas da App Store é o cracking, manipulação ilegal que tira dos aplicativos a certificação digital, permitindo que ele possa ser distribuído livremente pela internet e instalado em aparelhos também crackeados. É um problema, porque a grande parte dos desenvolvedores para iPhone OS não são gigantes da indústria de software, mas gente simples, como eu e você, que aprendeu a usar o sistema da Apple para criar programas para iPhone e iPod touch. Estes, ao verem que seu trabalho não dá retorno e é roubado livremente, se desestimulam a criar bons títulos para a nossa plataforma.

O primeiro sistema antipirataria que surgiu foi o Kali Anti-piracy, criado pelos desenvolvedores do histórico Installer, programa que ajudou a popularizar o jailbreak no início. O problema deste método é que ele é considerado caro, pois exige que se pague uma mensalidade para usá-lo, além da taxa inicial (de 100$ a 300$).

Por isso que o desenvolvedor Oliver Drobnik, autodenominado Dr. Touch, criou um método que identifica e impede que aplicativos crackeados funcionem. E o melhor: quem escolhe quanto quer pagar é você, através de uma doação (estabelecida entre 30$ e 100$).

A implementação é bastante simples e relativamente rápida. Com poucas modificações em seu código e a inclusão de alguns scripts, seu aplicativo já ficará completamente protegido. Alguns desenvolvedores brasileiros já estão usando, com sucesso.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=Pu4M6qyOhY0

Para maiores informações, visite o site do Dr. Touch.

Se você é desenvolvedor e tem (ou pretente ter) aplicativos na App Store, não deixe de se proteger, para que a comunidade brasileira de desenvolvedores cresça cada vez mais e tenhamos mais e mais títulos nacionais de qualidade para o iPhone OS. :)

Botão Voltar ao topo