2011ARQUIVO

Curso da Estácio promete dar um iPad* para seus alunos. Ou não.

É engraçado ver ainda a velha artimanha do marketing em dizer uma coisa com imagens e outra com palavras. Na publicidade brasileira temos vários exemplos, mas um em especial usa o iPad para isso: o comercial da instituição de ensino Estácio.

A promoção da Estácio oferece um tablet com todo o material didático em formato digital a todos os novos alunos de Direito do RJ e ES que ingressarem no 1º semestre de 2011. A iniciativa é parecida com o que uma universidade do RN fez com o iPod touch há dois anos.

O problema é que quem olha desatentamente a campanha, fica com a nítida impressão que a Estácio está dando um iPad aos seus alunos, impressão esta confirmada pelos vários leitores que nos enviaram a dica. Mas nas letras miúdas do contrato se descobre algo bem diferente.

Apesar de todos os vídeos e fotos mostrarem claramente um iPad 3G, em nenhum momento a campanha cita o nome do aparelho, se limitando a chamá-lo de tablet* com um asterisco maroto do lado. Ao procurarmos o significado do asterísco, descobrimos a seguinte definição:

*O tablet é uma nova tecnologia, que consiste numa tela portátil com funcionamento através do toque das mãos, com acesso remoto à internet, contendo diversos aplicativos, como leitor de livros eletrônicos, visualizador de fotos e tocador de músicas, entre outras funções.

Ou seja, absolutamente nada dá a entender que será especificamente o iPad este tablet. Para piorar ainda mais a desconfiança, em todas as imagens e vídeos a frase “Imagem meramente ilustrativa” aparece em letras muito pequenas.

Por que a Estácio não colocou a imagem do tablet que eles realmente irão oferecer aos alunos? A resposta parece óbvia: tirar proveito da febre do iPad para iludir o consumidor.

Que fique claro: a iniciativa de oferecer um tablet em substituição de todo o material didático e das fotocópias ilegais é excelente e deve ser copiada por todos. O que não é muito nobre é tentar iludir o consumidor com imagens que prometem um produto diferente do que será oferecido.

É como mostrar uma Ferrari e depois entregar um Fusca… ;)

Botão Voltar ao topo