2009ARQUIVO

Contrariando rumores, é lançado iPod touch 3G mais potente, mas sem câmera de vídeo

Novo iPod touch

Por essa ninguém esperava.
Em uma aparentemente mudança estratégica de última hora, a Apple lançou o novo iPod touch com maior processador, RAM e capacidade (64GB), mas sem a tão falada câmera fotográfica (ou de vídeo) na traseira. No final, as únicas mudanças foram internas, deixando felizes milhares de atuais proprietários do modelo 2G, que não precisarão mudar de aparelho. :)

Este ano, a empresa decidiu dirigir sua linha de comunicação do touch focando no fato que ele é um verdadeiro computador portátil, que envia email, navega pela internet e acessa mapas online, um verdadeiro netbook de bolso. No ano passado, foram os games o argumento publicitário usado.

Computador portátil

O novo iTouch vem em duas opções de capacidade, 32GB e 64GB, com cerca de 50% de performance a mais em relação ao seu antecessor, trazendo o Open GL ES 2.0, como seu primo iPhone 3GS. A Apple decidiu manter o modelo de segunda geração de 8GB, assim como fez com o lançamento do iPhone.

Capacidades

Segundo a Apple, o iPod touch passa a ser o caminho mais fácil e barato de chegar à App Store, podendo rodar grande parte dos seus aplicativos. Os preços são exatamente aqueles adiantados pelo site Daring Fireball em agosto: 199$, 299$ e 399$. No Brasil ainda não se sabe os preços que serão praticados.

A ênfase para jogos continua forte, tanto que na apresentação desta tarde, Phil Schiller fez uma comparação com o Sony PSP e o Nintendo DS, dizendo que eles não tinham multi-touch, nem App Store, e contrastando assim a forma difícil de comprar jogos para essas duas plataformas. No iPod touch, apenas poucos cliques e o jogo já está no seu aparelho.

Uma novidade é que agora os novos aparelhos serão compatíveis com a função Controle por Voz, que até então era exclusiva do iPhone 3GS. Confira o comercial que já está rolando nos Estados Unidos:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=9MjNPLyIbzc

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas o desconforto pairou no ar hoje, depois da apresentação. As evidências que que iria mesmo ser lançado um touch com vídeo eram claras demais (veja o caso das imagens de um protótipo e as capas com furo no meio). Aliás, as mesmas capas mostravam como seria o iPod nano, com um espaço exatamente onde é hoje a câmera fotográfica. É praticamente impossível que tudo isso fosse fake, evidenciando que a Apple alterou seus planos iniciais.

Outro indício forte de que tudo foi mudado de última hora foi a estranhíssima numeração 3.1.1 do firmware do iPod touch. Não há nenhuma razão coerente que justifique pular um número assim, a não ser que ele seja uma alteração de um 3.1 que já existia. Mais uma evidência de que planos tiveram que ser alterados na última hora.

Desconfia-se que tudo isso se deva a um problema de fabricação nas câmeras do iPod touch, fato esse relatado esta semana por alguns sites internacionais. Isso obrigou a Apple a mudar todo o seu planejamento, mas esperava-se que haveria apenas um atraso no lançamento, nunca se imaginou que o produto seria completamente alterado.

Para confundir ainda mais, pela manhã a Apple Store Online americana mostrou uma queda de preços dos modelos de iPod touch, para depois de algumas horas aumertar de novo. O que está acontecendo, Apple?

Isso ainda vai dar muito pano para manga, podem escrever.

Botão Voltar ao topo