2008ARQUIVO

Dicas para fazer a bateria do iPhone durar mais tempo – 2ª parte

Você pode encontrar este conteúdo mais atualizado neste outro artigo:
Verdades sobre a bateria do iPhone

Como prometido, nossa segunda e última parte das dicas para economizar a bateria do seu iPhone 3G. Se você perdeu a primeira parte, leia primeiro aqui.

Bateria de íon de lítio

A bateria do iPhone é do tipo íon de lítio, comum em equipamentos eletrônicos modernos. Ela não possui o efeito memória, ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar totalmente, ao contrário da bateria de NiCd.

Ciclos de Carga

A bateria do iPhone está projetada para reter até 80% da sua capacidade original por 400 ciclos completos de carga e descarga.

Melhorando a vida útil

A melhor maneira de manter a vida útil de uma bateria de lítio é carregá-la frequentemente, pois é importante manter os elétrons em movimento de vez em quando. Também deve-se evitar ao máximo que ela se descarregue totalmente. Se isso estiver para acontecer, o melhor é desligar o aparelho. Se ele desligar sozinho por falta de carga, não tente ligá-lo. Conecte-o na energia e deixe-o ligar por si só (geralmente leva 10 minutos para isso).

Desligue o Push do Mail

Se você puder esperar 15 minutos para saber de recebeu um email, então o ideal é desligar o modo Push do Mail, que é o sistema que informa em tempo real a chegada de alguma mensagem. Desligando, você vai estar economizando energia e tráfego de dados. Além disso, só o MobileMe, o Microsoft Exchange e o Yahoo Mail trabalham com este recurso, então se você não usa nenhum deles a função fica totalmente inútil. O ideal mesmo é marcar também a freqüência de busca de novos dados em “Manualmente”, assim ele só vai puxar emails quando você puder lê-los.

Ajustes > Obter Novos Dados > Push

Se você não puder ficar sem o Push em uma das contas, desligue a das outras (se tiver mais de uma) para não consumir muito.

Bloqueie sempre a tela e diminua o brilho

A tela multitouch é uma grande consumidora de bateria. Por isso, o ideal é deixar o telefone em modo repouso sempre que não estiver usando. Para facilitar, você pode configurar o Bloqueio Automático para o menor tempo possível.

Ajustes > Geral > Bloqueio Automático

Diminua também o brilho da tela para um nível que seja confortável para você, mas que não gaste desnecessariamente energia.

Ajustes > Brilho

Desative o Equalizador

Isso mesmo, a função iPod do seu celular tem um equalizador para melhorar o áudio das músicas. Se você nem sabia disso, não sentirá falta e poderá deixá-lo desligado.

Ajustes > iPod > EQ

Desligue o Wi-Fi

Se você demora para se deslocar de um lugar ao outro (de casa para o trabalho, por exemplo), provavelmente não conseguirá usar nenhuma rede wi-fi no caminho. Por isso, pode desligá-la sem problemas. Aproveite e desligue também o “Solicitar Conexão“, assim ele não fica buscando a todo momento por redes disponíveis.

Ajustes > Redes Wi-Fi > Wi-Fi

Desligue o 3G

Pois é, deixamos por último este ítem justamente porque é o mais controverso. Afinal, toda a campanha publicitária do novo iPhone se baseia nas vantagens da rede 3G. Mas a realidade é bem esta: se você desligar o 3G no aparelho a bateria vai durar bem mais.

Se você estiver em algum lugar onde possua rede sem fio liberada, pode ser uma boa idéia desligar o 3G enquanto não estiver usando. Até porque isso poderá fazê-lo economizar no plano de dados também, caso o seu não seja ilimitado.

Ajustes > Geral > Redes > Ativar 3G

É claro que você não é obrigado a usar todas estas dicas ao mesmo tempo, afinal você provavelmente vai querer aproveitar ao máximo do seu precioso telefone. Mas desligando as funções que você menos usa pode lhe garantir preciosos minutos adicionais (e quem sabe, até mesmo horas).

Fontes: apple.com e Wikipedia


Botão Voltar ao topo