2009ARQUIVO

Avanços nos estudos para o desbloqueio total do iPhone 3G

Desbloqueio 3GQuem acompanha nosso Twitter ficou sabendo já no sábado que Geohot, o hacker celebridade, publicou uma nota em seu blog depois de quase um ano de ausência pública (seu último post foi no anúncio do iPhone 3G, no dia 9 de junho passado).

Desta vez Hotz descobriu uma brecha no bootloader 5.8 que poderia permitir o desbloqueio da operadora por software. O problema é que somente os primeiros modelos possuem este BL, a grande maioria (incluindo aqueles vendidos no Brasil) possuem uma versão posterior, a 5.9. Apesar da descoberta não servir para muita coisa atualmente, é um importante avanço para o desbloqueio completo do 3G (que hoje é feito somente pelo yellowsn0w em aparelhos com firmware anteriores ao 2.2.1).

Independente disso, nossos jovens brasileiros também não estão parados. O Daniel Dahia (iDan) postou ontem um tutorial de como fazer o downgrade da baseband do 2.2.1 para que essa possa ser desbloqueada pelo yellowsn0w. Isso é ótimo para quem atualizou sem querer o firmware atual, que é incompatível com a ferramenta de desbloqueio. O único porém é que é preciso que o BL seja o 5.8, ou seja, que o aparelho tenha sido comprado no exterior logo após seu lançamento. O tutorial usa imagens da baseband antiga, patcheados pelo pH.

Mas atenção: mexer na baseband é um processo perigoso, podendo comprometer seriamente seu aparelho. Só faça se você tiver muita intimidade com esse tipo de hack.

Geohot, para quem não conhece, é o rapaz que, com apenas 17 anos, conseguiu desbloquear o primeiro iPhone no mundo (não, ele não é brasileiro), além de permitir que todos os outros modelos fossem também desbloqueados por software.

Botão Voltar ao topo