2009ARQUIVO

Atenção web designers: Apple pode estar preparando kit de desenvolvimento de webapps

Já é de conhecimento público que no início a Apple não queria permitir a instalação de aplicativos no iPhone. Ela pretendia fazer uma plataforma toda baseada na internet, com aplicativos online (chamados também de webapps). Depois, com a pressão do jailbreak, ela acabou cedendo e criando a App Store.

Mas parece que essa ideia não morreu. Segundo o site Daring Fireball, a maçã estaria preparando um framework específico para aplicativos web no iPhone OS, que simula quase que perfeitamente um programa nativo. E ele já estaria aplicado em uma página da Apple, presente nos favoritos do Safari de todos os atuais iPhones e iPods touch: o Manual do Usuário.

Antes dos detalhes, assista o vídeo:

Observe como o funcionamento da página é igual ao de um aplicativo nativo. O mais impressionante é o controle de scroll, como se viu no Safari do computador, simulando a tela do aparelho. Inclusive pode-se regular a velocidade dele, para listas mais estreitas, como é o caso do manual, que é ligeiramente mais lento do que o scroll nativo do sistema.

Tudo isso é uma evolução de outros avanços apresentados ainda na WWDC deste ano, onde verdadeiros aplicativos foram demonstrados apenas se usando-se html, css e javascript.

Este framework por enquanto se chama PastryKit, e facilitará muito a vida de quem quer criar sites para o iPhone OS.

Ainda não se sabe SE e QUANDO a Apple vai tornar público este kit. A melhor esperança que podemos ter é em uma grande atualização do Dashcode (programa que faz parte do SDK e é exclusivo para Mac), em junho.

Atualmente, existem alguns frameworks open source usados pela comunidade. Os dois mais famosos são o iWebkit e o JQTouch. Se você quiser experimentar o poder de fogo dos webapps, visite com seu iPhone esta página. :)

Botão Voltar ao topo