2011ARQUIVO

Apple trocou os parafusos padrões do iPhone 4, mas isso pode não ser tão grave

Parte da imprensa (por culpa da Reuters) está fazendo um certo alarde exagerado em relação a uma troca de parafusos que a Apple começou a fazer em outubro passado em todos os iPhones 4. Este novo padrão (proprietário) teria o objetivo de impedir que nós, ‘pobres e indefesos usuários‘, possamos abrir nossos aparelhos.

O parafuso é do tipo pentalobe (como este da foto, presente no MacBook Air) e na teoria só a assistência técnica da Apple é quem possui a chave de fenda adaptada. Os novos iPhones já estariam saindo de fábrica com esse novo padrão, e nas assistências técnicas os parafusos dos aparelhos também estão sendo trocados por ele.

Antes de pregar a mania de controle da Apple e seu “diabólico plano para detonar seu iPhone“, é preciso analisar de onde começou todo o burburinho: da iFixit, ótimo site de reparações de aparelhos e (olha que coincidência) vendedora de kits para desmontagem. Eles criaram um manifesto (traduzido até em português) para pregar o direito de cada um abrir seu aparelho sem que se perca a garantia por causa disso.

Eles também pregam o direito de se poder escolher nosso próprio técnico de manutenção (será que eles se oferecem para ser este técnico?). Mas além do fato de estarem atuando em causa própria, na prática não há tanta razão para todo esse exagero. Afinal, quem é especialista em iPhone conseguirá ferramentas que permitam abrí-lo, seja pela própria iFixit (US,95 + frete) ou em sites alternativos (US,70 com frete grátis). Como no Brasil a assistência técnica oficial do iPhone para aparelhos fora da garantia continua uma vergonha, não é difícil de imaginar que no desespero, nosso aparelho acabe nas mãos de técnicos genéricos. Com os novos parafusos, as chances de só deixarmos com profissionais preparados é bem maior.

Apesar desta ação de auto-promoção, a iFixit oferece um serviço bem legal, que são guias para que cada um possa consertar o seu próprio iPhone. Para os mais corajosos, pode representar uma bela economia em casos de vidros quebrados ou laterais arranhadas. :)

Botão Voltar ao topo