2009ARQUIVO

Apple marca evento especial para o dia 26 de janeiro, em San Francisco

Imagine um laptop dividido em dois, sem a parte do teclado, só a da tela. O resultado disso seria parecido com um tablet, que é uma tela sensível ao toque. Há muito tempo se fala do boato da Apple lançar um, mas nada tinha ainda passado disso.

Nas últimas semanas, os rumores aumentaram bastante, inclusive com grandes mídias como o Financial Times ou o Boy Genius Report afirmando categoricamente que haverá um dispositivo da maçã medindo entre 7 e 10 polegadas.

Sempre evitamos falar do assunto aqui no Blog, porque além de ser boato, poderia estar relacionado a um produto que não rode o iPhone OS, fugindo assim de nosso foco editorial. Porém, alguns rumores apontam no sentido contrário. Um número seleto de desenvolvedores teria sido convidado para adaptar seus aplicativos para telas maiores que as dos atuais iPhones e iPods touch. Isso poderia indicar que o sistema operativo do provável tablet pode ser o mesmo que o do iPhone, mas com diferença de resolução.

Um tablet assim poderia servir para a leitura de livros digitais (competindo com o Kindle), ver televisão, vídeos, videoconferência, escutar músicas e até mesmo navegar pela internet com uma tela maior. Tudo sem nenhum teclado ou mouse, apenas a tela multi-touch. Não seria um concorrente ao iPhone (pelo tamanho), mas poderia ser um ótimo dispositivo de lazer e entretenimento.

Seja o que for, o que se espera da Apple é algo incomum, revolucionário. Inclusive alguns funcionários da maçã já teriam vazados algumas declarações. Segundo um executivo senior da empresa:

Eu não posso realmente dizer nada, mas, só direi que Steve [Jobs] está extremamente feliz com o novo tablet.

Outro empregado teria dito:

Vocês ficarão muito surpresos ao descobrir como irão interagir com o novo tablet.

Se realmente sair, não será um simples produto…

Os boatos na verdade começaram desde que a própria Apple patenteou alguns conceitos do tipo, com desenhos bem sugestivos.

A Apple teria reservado o auditório do Yerba Buena em San Francisco (mesmo lugar onde acontece os eventos de setembro) para o dia 26 (ou 27) de janeiro. Não se sabe ainda oficialmente do que se trata, mas muitos apostam na 4° revolução tecnológica da Apple, um iTable (ou MacTable).

Mesmo anunciando no final de janeiro, o novo aparelho não deve estar disponível antes de março para os consumidores. Muito mais tarde que isso poderia ofuscar o lançamento de um novo iPhone, esperado para junho/julho.

Vamos esperar para ver o que 2010 nos reserva. :)

A imagem no início da matéria é apenas um conceito gráfico.

via

Botão Voltar ao topo