Notícias

Apple Mapas agora inclui rotas de transporte público na cidade de São Paulo

O aplicativo Mapas da Apple continua sua expansão de serviços em solo brasileiro. O aplicativo recebeu atualização em sua base de dados e passa a oferecer suporte para rotas de transporte público na cidade de São Paulo. Com a novidade, paulistanos e turistas podem consultar o iPhone, iPad ou Mac para saber como se locomover usando ônibus ou metrô na terra da Garoa.

Para usar a ferramenta, é necessário criar uma rota utilizando a localização atual do usuário ou definindo um outro ponto de partida na cidade. Dessa maneira, não importa se você está em São Paulo para saber que transporte pode utilizar, o que é muito interessante para programar viagens com antecedência. Além disso, são exibidas informações detalhadas, como o percurso de caminhadas (em metros) até um ponto de ônibus e, depois, até o local de destino desejado.

São Paulo é a segunda cidade do Brasil a receber essa atualização. Anteriormente, pouco antes do início das Olimpíadas, o mapa do Rio de Janeiro no aplicativo foi o primeiro a oferecer as informações de transporte público. Se comparado com seu rival, Google Mapas, o serviço da Apple precisa (e muito) ampliar sua base de dados no Brasil. Até o momento, a maior parte de sua cobertura está em cidades dos Estados Unidos e da China.

Além do suporte para transporte público, a Apple vem adicionando mapas em 3D básico em cidades brasileiras. Como mostramos aqui, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo receberam estruturas básicas em três dimensões no aplicativo. Além dessas, o Rio de Janeiro também conta com o recurso que também já é amplamente disseminado no aplicativo do Google.

Mesmo que seja um processo lento, é interessante notar que a Apple se preocupa em oferecer mais recursos do Mapas para usuários brasileiros. Ainda assim, há muito o que melhorar, mas não só por aqui. Ao redor do mundo, muitos países sequer podem acessar ferramentas do Mapas. Ao menos em entrevistas, a empresa comandada por Tim Cook tem mostrado que segue direcionando esforços para melhorar e ampliar recursos oferecidos pelo Mapas.

Botão Voltar ao topo