2009ARQUIVO

Apple lança aplicativo para o MobileMe iDisk, mas há alternativas gratuitas

iDisk appDesde junho, na WWDC 2009, que a Apple promete o lançamento de um aplicativo dedicado ao serviço iDisk do MobileMe, mas o iPhone OS 3.0 veio e nada do utilitário ver a luz do dia. Ontem, com mais de um mês de atraso, ele foi liberado e já está disponível gratuitamente na App Store (link).

Apesar de ser uma boa notícia, ele não traz grandes diferenciais às soluções já existentes.

Primeira decepção: diferente dos outros aplicativos da Apple como o Remote e o Keynote, não há tradução para o português.

iDisk

O aplicativo dá acesso às pastas do iDisk, que é o disco virtual do serviço pago MobileMe.

Pastas do iDisk

Isso permite que você tenha sempre à mão todos os seus documentos, que podem ser acessados pela internet a qualquer momento. O aplicativo abre todo o tipo de arquivo compatível com o sistema, como documentos Word, Excel, PowerPoint, PDF, rtf, txt, vídeos, MP3 e outros.

Leituras de arquivos Power Point e Numbers

Ele funciona tanto na vertical como na horizontal e permite o zoom com tradicional o movimento de pinça.

Arquivo Word Zoom nos arquivos

MobileMe cobra uma assinatura de US$99 por ano e fornece, além do disco virtual, gestão de email, calendário e a sincronização “over the air” entre seu iPhone, iPod touch, PC ou Mac. Você pode fazer uma inscrição gratuita e usar o serviço por dois meses, porém um número de cartão de crédito (internacional) é exigido, mesmo que não se cobre nada.

Mas se você só precisa de uma solução de acesso online de documentos, existem outras alternativas gratuitas. A melhor delas nós já mostramos aqui: Dropbox.

Dropbox no iPhone

Ele faz a mesma coisa que o iDisk, com a vantagem de possuir um sistema de integração com o sistema operacional do computador (Windows e Mac) muito melhor que o MobileMe.

Hoje ele só é acessado via webapp (Safari), mas seus criadores já avisaram que está para sair um aplicativo dedicado.

Vale muito a pena. Se você ainda não conhece o serviço, dê uma lida em nosso artigo anterior.

Botão Voltar ao topo