2009ARQUIVO

Apple irá permitir que aplicativos usem o VoIP pela rede celular

Skype funcionando pela rede 3G

Semana é de ótimas notícias!
Ontem a AT&T confirmou os rumores e liberou o uso de programas VoIP (voz pela internet) em sua rede, o que quer dizer que aplicativos como o Skype não serão mais limitados a usarem o Wi-Fi e poderão funcionar também pela rede 3G. A novidade é entusiasmante e beneficiará usuários do mundo inteiro.

Tudo isso foi graças à pressão da FCC (a Anatel americana) que começou a questionar as limitações impostas pela Apple. Isso acaba de vez com as dúvidas de que era mesmo a operadora americana que limitava os recursos e não a empresa de Steve Jobs. Em um comunicado oficial, a AT&T anuncia que liberou a função para o iPhone, assim como já tinha feito com outros celulares.

Imediatamente, Skype e Apple se pronunciaram positivamente em relação à decisão. O presidente da primeira, Josh Silverman, disse que aplaude a ação da operadora e aproveita para dizer que 10% de todos os iPhones e iPods touch vendidos (num total de 50 milhões de unidades) possuem o seu aplicativo instalado, demonstrando o extremo interesse dos usuários com a tecnologia VoIP.

Ao mesmo tempo, a Apple felicitou a parceira e comunicou que em breve fará uma alteração no contrato com os desenvolvedores, permitindo que eles implementem em seus aplicativos o uso de VoIP pela rede 3G. Ou seja, vários títulos serão beneficiados.

Agora a briga será em cada operadora nos diferentes países. Muitas não permitem o VoIP e o usuário deve ler bem o seu contrato antes que a novidade chegue à App Store, para evitar surpresas na conta telefônica.

Dica do Marcos Pickina

Botão Voltar ao topo