2009ARQUIVO

Apple avisa: jailbreak pode causar queda de cabelo, impotência sexual e espinhas na cara!

Aplicativos do Cydia

Só fazendo piada mesmo, depois de uma notícia dessas. :)

Segundo o site da revista Wired, a Apple enviou na semana passada um documento ao escritório americano de direitos autorais, onde defende sua posição contra o jailbreak com argumentos um tanto quanto alarmistas.

Em um deles, a empresa afirma que um hacker local ou internacional é capaz de iniciar comandos que façam torres de celular inteiras ficarem inoperantes, sem poder mais transmitir nem dados nem chamadas. Este mesmo argumento já foi usado pelo próprio Steve Jobs em 2007, quando perguntaram se o iPhone seria aberto a aplicativos de terceiros. Hoje, por ironia, a App Store é a chave de toda a estratégia de vendas do seu telefone multi-touch.

O documento vai mais além. Segundo os argumentos dos advogados da Apple, o jailbreak torna possível alterar a identificação individual do chip, o que permite ligações anônimas, facilitando em muito a vida dos traficantes de drogas. Ela deve imaginar que 10 entre 10 traficantes usam iPhone e por isso sua preocupação em salvar o mundo…

Os únicos argumentos reais presentes no documento é que a alteração no iPhone pode causar instabilidade e travamentos no aparelho, além de reduzir a segurança e permitir a pirataria de aplicativos. O resto, qualquer outro telefone também é uma potencial “arma” para ser usada com fins pouco lícitos.

Na verdade o que a Apple não quer perder é o controle do que os usuários podem ou não fazer com seus aparelhos. O anonimato das ligações nem sempre é um fator negativo, podendo servir em países autoritários, onde dissidentes tentam se organizar para lutar contra o regime.

E o engraçado é que essa tentativa de “querer controlar tudo” vai contra o espírito daquele que foi considerado o comercial do século XX, que apresentava ao mundo o primeiro Macintosh. O filme foi inspirado, ironicamente, no Grande Irmão do livro 1984 , de George Orwell.

E então, 2010 será como “1984”?

Botão Voltar ao topo