2010ARQUIVO

App Store brasileira agora permite envio de códigos-presentes para outros usuários

Quem tentou hoje baixar algum aplicativo do nosso listão, deve ter recebido um aviso na App Store dizendo para atualizar os Termos e Condições da loja. Geralmente é só uma burocracia, bastando apenas aceitar novamente os termos, nada de mais.

Como alguns leitores nos chamaram a atenção para isso, fomos ver o que era. Comparamos o antigo com o novo e descobrimos a diferença no artigo 16, que foi incluído, falando de “presentes”:

Como assim, “Presentes“? Como a App Store Brasil nunca teve isso, fomos investigar e descobrimos que agora é possível comprar códigos de aplicativos e dá-los de presente para outros usuários. Finalmente, o que já tínhamos anunciado (leia “Apple pode estar planejando venda de Gift Cards direto na App Store, inclusive no Brasil“), se confirmou. :)

Nós já testamos o serviço e ele funciona perfeitamente na App Store brasileira. Veja como funciona o processo.

O processo começa na página do próprio aplicativo, no iTunes. No botão onde indica o preço, existe uma flecha que dá acesso a um menu. Nele, se encontra a opção “Gift this Software” (presenteie este programa).

Ao selecionar esta opção, ele direciona para uma página verde, onde você pode escolher entre Enviar o presente por email ou então Imprimir o código. A título de ilustração, escolhemos o segundo.

Ao entrar a senha da conta, ele leva para uma última página antes da confirmação da compra, com todos os detalhes. Se tudo estiver correto, basta apertar em Buy Gift.

Pronto, ele gerou um cupom com um código presente (igual aos já conhecidos códigos promocionais).

Basta enviar então o cupom ou o código para a pessoa presenteada. Ela usará normalmente como um código promocional, no menu Redeem. É importante notar que o código vale somente para a loja brasileira. Se forem gerados na loja argentina, valem só lá.

A notícia é ótima, pois permite que se presenteie aplicativos para alguém que tem iPhone ou iPod touch. Não é um presente muito legal? :)

Também pode ser útil para aqueles que não possuem cartão de crédito internacional, podendo assim pedir para alguém comprar aplicativos para eles.

Muito bem-vinda esta mudança da Apple. Tomara que seja só a primeira de muitas… :)

Botão Voltar ao topo