2009ARQUIVO

A história se repete: Claro começa a fazer reserva antecipada do iPhone 3GS

Uma das leis do marketing diz que, se você não tem nenhum diferencial importante da concorrência, deve criar um.

A Claro anunciou hoje que começou já a fazer a reserva antecipada do iPhone 3GS para os não clientes. A operadora já tinha aberto um cadastro no começo de julho para interessados e não se compreende muito bem qual a razão de criar um outro formulário repetitivo, visto que este segundo também não caracteriza uma pré-venda.

Ficha de reserva Claro

Será que ela vai fazer como no ano passado e infernizar a vida dos clientes com o velho telemarketing?

Um pouco de história

No ano passado a operadora tentou fazer um sistema de reservas, mas de forma totalmente atrapalhada. Ela começou a ligar para todos os cadastrados previamente, oferecendo uma reserva do novo modelo e cobrando uma taxa de 100 reais (leia “Entenda melhor a pré-venda do iPhone 3G pela Claro“). Foi então que o Procon interferiu e fez ela voltar atrás com a cobrança. Mesmo assim, dias mais tarde ela começou a ligar desesperadamente para vários clientes, tentando fazer com que eles comprassem o aparelho antes que ele fosse lançado oficialmente, por um preço que mais tarde se revelou bem mais caro que o dos concorrentes.

Tomara que a Claro tenha aprendido com os erros do passado e que não tente ganhar clientes no desespero. Ao mesmo tempo, espero que os usuários também tenham tomado consciência de que uma reserva nem sempre é a maneira mais vantajosa e rápida de se conseguir o novo aparelho, o melhor é analisar todas as opções.

O que nossas operadoras têm contra um lançamento calmo e tranquilo? Por que não anunciar com antecedência uma data de lançamento, com os planos de preços? Por que no Brasil tudo tem que ser mais complicado?

A impressão que dá é que o objetivo é fazer com que sites e blogs citem o nome da operadora, para não dar a impressão de que nada está acontecendo. Mas não seria suficiente oferecer benefícios aos clientes? Com certeza divulgaríamos isso com muito mais prazer…

Botão Voltar ao topo