2011ARQUIVONotícias

Veja como o iPod touch também pode servir como instrumento educativo

Muito se fala do poder do iPad como instrumento de educação em escolas e faculdades (conforme já comentamos aqui), mas poucos se dão conta que o mesmo pode acontecer com seu “irmão menor”, o iPod touch, que possui praticamente as mesmas funções do tablet.

O iPod touch custa metade do preço do iPad e ainda assim pode ajudar bastante na educação de crianças. Para demonstrar isso, a Apple realizou um vídeo contando o caso de uma escola elementar no subúrbio de Escondido, San Diego (EUA). A escola possui grande número de alunos filhos de imigrantes, que possuem o inglês como segunda língua, não como primeira. O iPod touch facilita (e muito) a rápida aprendizagem e aprimoramento do idioma.

É uma grande maneira de fazer as crianças aprenderem enquanto se divertem. E nem estamos falando aqui de jogos, mas da forma interativa de educar, o que atrai muito a atenção deles. Ao realizar uma leitura de textos, por exemplo, eles gravam diretamente no iPod (através do Gravador de Voz), permitindo escutarem sua voz e analisarem se ficou bom ou não. Em muitos casos, eles mesmos pedem para repetir a leitura para tentar fazer melhor, o que faz com que o aprimoramento seja imediato (o que não aconteceria se eles lessem diretamente para a professora).

Isso significa que eles estão dominando a própria leitura. Não é mais o professor que diz que talvez eles estejam fazendo algo errado. O iPod touch promove essa experiência positiva de leitura.

Veja o vídeo completo a seguir:

YouTube video

Claro que nos Estados Unidos a Apple facilita muito a compra conjunta de iPods e iPads para as escolas, o que ainda não acontece no Brasil. Mas quem sabe um dia ela muda isso? ;)

Botão Voltar ao topo