Notícias

Google Now finalmente chega ao iPhone e ao iPad

Google Now para iOS

Depois de meses de seu lançamento para o Android, o Google finalmente adaptou seu serviço Now para dispositivos iOS. Para ter acesso, é preciso atualizar (ou instalar caso ainda não tenha feito) o aplicativo Pesquisa Google (link).

O Google Now tenta adivinhar, com base nas buscas que você fez, o que você precisa. Por exemplo, se você usou o Google Mapas para ir para algum lugar algumas vezes, ele parte do pressuposto que aquele é seu lugar de trabalho e cria um “cartão” com informações sobre o trânsito em tempo real. Ele também mostra a temperatura de onde você está, sem precisar digitar nem pedir nada, além de diversas outras informações, como voos, resultados de futebol e taxa de câmbio.

Google Now

Mas por ser independente, é bem provável que no início ele não apresente muitas informações para você e deva melhorar de acordo com o tempo, conforme você vai usando.

Parte da mídia o chama, erroneamente, de “substituto do Siri”, mas de fato os dois serviços são bem diferentes. Apesar do serviço do Google ter um excelente reconhecimento de palavras em português (você fala e ele escreve, com 98% de precisão), ele só interpreta literalmente o que você disse, de forma não inteligente. Se você disser para o Google “Estou com fome”, ele apenas fará uma busca na internet com esta frase. Já o Siri interpreta inteligentemente isso e lhe dá opções para você comer perto de você.

Veja o vídeo oficial:

YouTube video

O serviço é engraçadinho, mas não deve ser nenhum divisor de águas no iOS. O fato de estar preso dentro de um aplicativo e não ser incorporado ao sistema é muito limitador, e é óbvio que a Apple não irá querer mudar esta situação. Usuários geeks até irão gostar de brincar, mas acredito que grande parte de quem usa iOS não adotará o Google Now para o dia-a-dia.

O que devemos esperar, isso sim, é que a Apple adote de uma vez o suporte ao português do assistente Siri, integrado ao sistema, aí sim os usuários brasileiros terão uma real facilidade com apenas um toque. Enquanto isso não vem, dá para brincar com o Google Now, que não é a mesma coisa, mas distrai.

Botão Voltar ao topo