Notícias

Parlamento europeu quer implementar um padrão de conectores para celulares… De novo

Não, esta não é uma notícia de 2010 requentada…

Cá estamos nós em 2020 e mais uma vez a Comissão Europeia quer estabelecer um mesmo conector padrão para todos os celulares vendidos no continente.

Esta novela é antiga e em 2013 os parlamentares já tinham tentado votar uma lei obrigando todos os fabricantes a adotarem o padrão. A Apple até mudou o conector, mas para um outro proprietário, o Ligthning.

Será que agora vai?

Vários parlamentares europeus estão propondo que todos os aparelhos sigam um único padrão, para evitar que tenhamos diversos carregadores diferentes que se transformem em lixo toda vez que troquemos de marca de celular.

O problema é que esta imposição pode travar o avanço tecnológico.

Há um ano a Apple se pronunciou sobre o tema, afirmando que trocar o padrão a esta altura iria gerar um número muito maior de lixo eletrônico, pois forçaria os usuários dos produtos da maçã a comprar novos cabos, jogando os antigos fora.

Outro ponto levantado pela empresa: a obrigação limitaria o desenvolvimento tecnológico.

E isto é fácil de constatar, se lembrarmos que se a lei tivesse entrado em vigor em 2013, todos hoje estariam obrigados a usar conector micro-USB, que já é ultrapassado.

A rigidez da legislação dificultaria muito o nascimento do USB-C, considerado muito melhor que o padrão antigo.

Muitos usuários torcem para um dia a Apple adotar o USB-C também no iPhone, assim como já fez no iPad Pro.

Mas obrigar isso através de uma legislação estatal pode fazer com que daqui 5 anos todos os aparelhos continuem presos a uma tecnologia que não será mais tão moderna.

Afinal, o avanço tecnológico costuma andar em uma velocidade muito maior que a dos legisladores. E alguns querem igualar esta velocidade, nivelando por baixo.

Via
MacRumors
Fonte
Parlamento Europeu
Botão Voltar ao topo