Notícias

Apple sugere a criação de Emojis de Acessibilidade

Nesta semana, a Apple encaminhou um documento ao Unicode Consortium, o órgão que regulamenta os caracteres Emoji, sugerindo a criação de figuras relativas à acessibilidade, como cães guias, ajuda auditiva, cegos e pessoas em cadeira de rodas.

O documento (que pode ser baixado em PDF neste link) aponta o fato de que não há representações de pessoas com deficiência nos atuais Emojis, excluindo-as assim de usarem os caracteres para expressarem suas experiências.

Uma em cada sete pessoas ao redor do mundo tem algum tipo de deficiência, quer seja uma deficiência física envolvendo a visão, audição ou perda das habilidades motoras físicas ou uma deficiência mais oculta, invisível. O atual grupo de emojis fornece uma ampla gama de representações de pessoas, atividades e objetos significativos para o público em geral, mas muito poucos falam das experiências de vida das pessoas com deficiência.

Eis os caracteres iniciais sugeridos:

Cão guia


Pessoa com bengala de cego


Orelha com aparelho auditivo


Símbolo de surdo


Pessoa em cadeira de rodas motorizada


Pessoa em cadeira de rodas manual


Próteses mecânicas


Cão de serviço com colete e coleira



Mas não tenha esperança de ver estas sugestões em seu iPhone ainda em 2018. Os novos Emoji deste ano já foram aprovados e devem ser implementados no segundo semestre no iOS. Por isso, caso as sugestões da Apple sejam aceitas, elas só devem aparecer nos sistemas operacionais no ano que vem.

Via
Emojipedia
Botão Voltar ao topo