2011ARQUIVONotícias

Apple disponibiliza para desenvolvedores o beta do serviço iTunes Match

Quem acompanhou a cobertura da WWDC com o Blog, em junho, ficou sabendo de um serviço que inicialmente será disponibilizado somente nos Estados Unidos, que permitirá ter sua biblioteca musical toda (ou grande parte) na nuvem, sem precisar fazer nenhum upload nem ocupar espaço em sua conta iCloud. É o iTunes Match.

Este serviço agora está disponível para os desenvolvedores registrados que já estão testando o beta do iOS 5 e do iCloud.

A promessa do serviço é muito boa: o iTunes faz uma varredura de todas as músicas que você tem na sua biblioteca e procura na iTunes Store os mesmos títulos, disponibilizando-os para escutar no iPhone, iPad e iPod touch.

A parte interessante disso é que, mesmo que você tenha uma cópia mal gravada da música, o iTunes Match lhe oferecerá a versão da loja online, com boa qualidade. Inclusive muitos acreditam que até mesmo as músicas que por ventura você baixou ilegalmente da internet, se tornariam “oficiais” com o serviço, pois ela ficaria sua na nuvem e com possibilidade de baixá-la para o aparelho.

Veja como ele funciona no iPhone (vídeo em inglês):

YouTube video

O iTunes Match não será de graça e custará US$24,99 por ano. Os desenvolvedores que se inscreverem agora terão direito a 3 meses extras, como forma de agradecimento pelos testes (espero que isso não signifique que irá demorar ainda 3 meses para o iOS 5 ser liberado).

Se você não mora nos EUA e está pensando em aproveitar da função através da compra de Gift Cards do iTunes, esqueça: só é possível se inscrever no iTunes Match pagando com cartão de crédito americano. Alguns brasileiros até conseguiram já registrar cartões American Express usando o CEP do Brasil que exista equivalente nos Estados Unidos, mas não é fácil ter a sorte de morar em um CEP destes.

Botão Voltar ao topo