2008ARQUIVO

Atualização de SDK gráfico possibilitará jogos mais rápidos para o iPhone e iPod touch

Quem já experimentou o kit de desenvolvimento (SDK) oficial do iPhone pode perceber que ele sozinho não basta para desenvolver jogos gráficos em 2D e 3D, é preciso uma ferramenta externa. Uma delas, muito conhecida dos desenvolvedores, é o Torque para o iPhone, que acaba de receber uma atualização que promete otimizar a velocidade dos gráficos em até 300%.

Torque para o iPhone

GarageGamesEle é desenvolvido pela GarageGames, uma empresa que desenvolve tecnologias e ferramentas para a elaboração de jogos gráficos.

O Torque é um SDK que inclui um editor WYSIWYG em tempo real, além de uma fácil integração com vários pacotes de modelos 3D. Ele também possui um editor de níveis e de personagens, com suporte à gestão do multi-touch e gerenciamento na compressão de texturas. O jogo todo é feito no computador e depois testado no emulador do iPhone através do SDK clássico da Apple.

Diferentemente do kit oficial, este não é nada barato, custando US$500 para os desenvolvedores independentes e US$1.000 para empresas de jogos, dividido em duas versões: o iTGB (iTorque Game Builder) para jogos em 2D e o iTGE (iTorque Game Engine) para desenvolvimento em 3D.

Veja um exemplo de gráficos realizados com a ferramenta:

Se você ficou interessado em se aventurar nessa área, pode primeiro testar os programas de PC e ver como é desenvolver jogos em 3D. Na página da GarageGames há a disposição várias versões de demonstração de seus programas para as três plataformas, Mac, Windows e Linux.

Quem sabe você não é aquele que fará o primeiro jogo brasileiro em 3D para o iPhone? :)

Botão Voltar ao topo