Dicas de iPhone e iPadiOS

Confira alguns widgets que você já pode testar na tela bloqueada do iOS 16

O iOS 16 trouxe diversas possibilidades de personalização da tela bloqueada do iPhone. Uma delas são os widgets, fortemente inspirados na interface do Apple Watch.

Confira neste artigo alguns aplicativos que já oferecem widgets próprios para facilitar o acesso mesmo quando você estiver com a tela do aparelho bloqueada.

O normal é que todos os aplicativos que já ofereciam suporte a widgets no iOS 15 também ofereçam uma versão minimizada para a tela bloqueada. Mas isso depende somente de cada um deles.

No momento, podemos destacar alguns que já possuem o recurso:

  • Fantastical: o popular aplicativo de calendário nos mostra os próximos eventos em vários formatos, além de um acesso direto para poder adicionar novos compromissos diretamente da tela de bloqueio do nosso iPhone.
  • Parcel: podemos ver os detalhes de nossos pedidos, incluindo seu status mais recente, uma contagem regressiva para sua chegada e acesso direto ao aplicativo.
  • CARROT Weather: mostra a previsão do tempo em um formato de texto simples junto com a temperatura atual. A direção e velocidade do vento, a umidade, a temperatura máxima e mínima, a possibilidade de chuva e, em geral, quase qualquer métrica que possamos consultar dentro do aplicativo. Alguns desses widgets, no entanto, exigem uma assinatura premium.
  • Halide: o popular aplicativo de fotografia nos permite adicionar um acesso rápido ao aplicativo para abrir a a câmera no app, similar ao que acontece com o botão de atalho da Câmera na parte inferior da tela bloqueada.
  • Overcast: um dos mais bem avaliados aplicativos de podcast, ele permite atalhos para o último programa que você ainda não tenha terminado, além de suas playlists.
  • Apollo: o popular cliente Reddit oferece vários widgets para poder ver nossa caixa de entrada se tivermos mensagens para ler, as postagens que mais funcionam, postagens de tendências e até acesso direto a uma postagem aleatória.
  • Things: todas as nossas tarefas pendentes na tela de bloqueio. No formato de widget minúsculo, podemos adicionar uma visualização do nosso progresso e um atalho para adicionar novas tarefas rapidamente.
  • Lock Screen Contact Widgets: este app permite colocar atalhos diretos para contatos, para que você consiga realizar ligações, chamadas por FaceTime ou envio de SMS com apenas um toque.
  • Flighty: um aplicativo de voos com o qual podemos ver a contagem regressiva de viagens, atualizações em tempo real de nossos voos, incluindo portões de embarque e outras informações, e acompanhar um voo em andamento.

O Google também já anunciou que seus principais aplicativos oferecerão suporte aos widgets da tela bloqueada. Entre eles, Gmail, Mapas, Chrome e Busca. Mas isso será para “as próximas semanas”.

Widgets do Google Drive

Tem também o já bem conhecido Widgetsmith, que desde o iOS 14 permite diversas personalizações de widgets. Agora, ele passa a permitir a adição de atalhos na tela bloqueada para qualquer aplicativo instalado (inclusive aqueles que ainda não suportam os widgets).

A tendência é que muito mais aplicativos adotem esta nova possibilidade de oferecer informação de forma prática para os usuários.

A App Store lista também apps compatíveis com o recurso neste link.

Botão Voltar ao topo