2010ARQUIVO

[iOS 4.2] Listão com as principais novidades do sistema para iPhone e iPod touch

Esta versão do iOS 4.2 traz pela primeira vez a unificação dos sistemas do iPad, do iPhone e do iPod touch, apresentando as mesmas funções para todos os dispositivos móveis da Apple.

A liberação pública deve acontecer a qualquer momento desta semana, apesar da Apple geralmente preferir as terças-feiras para lançar suas atualizações.

A seguir, nosso listão das novidades que o novo sistema trará para o iPhone e iPod touch.

Pela primeira vez na história do iOS, a Apple nos dá mais escolhas de sons para as mensagens de “torpedo” recebidas. São 17 sons adicionais dos mais variados. Infelizmente ainda não é desta vez que será possível personalizar o toque. Pena.

Confira o nosso vídeo, que rodou sites do mundo inteiro por ter sido o primeiro a mostrar a novidade:

Há quem reclame das letras das Notas. Talvez por isso agora a Apple dê três opções de escolha, entre Helvetica, Chalkboard e Market Felt.

O 4.1 já tinha trazido a exportação em HD para o Youtube e agora o 4.2 também possibilita definir se o vídeo exportado ficará como Privado, Público ou Não Listado, como já ocorre na versão web do serviço.

Também é possível avaliar os filmes direto no aparelho.

Esta novidade é apenas para quem adquirir o novo AppleTV. O AirPlay permite que se visualize fotos e vídeos presentes no iPhone / iPod touch diretamente na TV, sem o uso de fios. Além disso, será possível escutar música em equipamentos de som sem fio compatíveis.

Agora será possível imprimir fotos e documentos presentes no iPhone, iPod touch ou iPad, direto para uma impressora sem fio compatível. No momento, apenas algumas da HP suportam a novidade, mas é apenas uma questão de tempo até que outras apareçam no mercado. Será possível também, através do iTunes, usar as impressoras compartilhadas do computador, mas isso não pudemos testar.

O aplicativo Gravador de Voz ganhou um novo ícone. Aparentemente é a única mudança feita, o que é bem bizarro para uma atualização de menor importância como esta. A Calculadora (aplicativo cujo ícone mais muda no iOS) só recebe nova roupagem em números inteiros de versão (3.0, 4.0, etc.).

Agora é possível iniciar uma chamada FaceTime diretamente do aplicativo Mensagens, graças a um botão superior.

Agora o controle de sons de toques e alertas podem ser configurados separadamente dos sons de mídia do aparelho. Isso quer dizer que se você precisar baixar o som de uma música ou de um vídeo pelos botões físicos, isso não influenciará no volume do toque do celular e nem dos alertas de Mensagens.

Para isso, você precisa desativar a opção “Ajustar com Botões“.

Algumas novas restrições aparecem nesta versão, úteis para quem empresta seguidamente o aparelho para os filhos ou amigos. Você poderá agora impedir que qualquer um instale ou desinstale aplicativos, contas de email, altere a configuração de Localização, ou adicione amigos no Game Center.

Com o novo sistema, a Apple permite agora associar sua conta da App Store no serviço MobileMe, para usar gratuitamente a função Buscar Meu iPhone em todos os dispositivos de quarta geração.

Uma função que muitos esperam há muito tempo: a busca de palavras em páginas de internet. Para isso, basta incluir a palavra no campo de busca do Google no Safari; a lista começará com sugestões da internet, mas no final vai apresentar a opção de buscar na página.

Agora é possível definir toques de mensagens (SMS/MMS) para cada contato individualmente.

Ao escutar uma música, podcast ou vídeo, você agora pode controlar o volume via software, pelo seletor de aplicativos (App Fast Switch). Para isso, basta apertar duas vezes no botão Início (home) e deslizar o dedo duas vezes da esquerda para a direita.

Os calendários de aniversário ganharam um novo ícone, para se destacarem dos outros. Infelizmente ainda falta a possibilidade de ajustar um aviso sonoro/visual para os aniversários.

BUG DA TELA BLOQUEADA: este importante bug permitia que qualquer um tivesse acesso aos contatos do aparelho e ao aplicativo telefone, mesmo com a tela bloqueada por senha (leia mais aqui). Este problema foi arrumado no 4.2.

BUG DO DESPERTADOR: o problema de atraso no despertador do iOS causado pela mudança de horário de verão atingiu vários países do mundo, inclusive o Brasil (leia mais aqui). Atualmente o bug desapareceu depois que os EUA mudaram o horário (no dia 7 de novembro), mas ao que tudo indica, ele não deverá se repetir futuramente.

O iOS 4.2 é compatível com:

* iPhone 4, iPhone 3GS e iPhone 3G (limitado em algumas funções).

* iPod touch 4g (2010), 3G (2009) e 2G (2008 – limitado em algumas funções)

* iPad (todos)

Botão Voltar ao topo