Apple anuncia as primeiras novidades do futuro iOS 26
Apple antecipa recursos de acessibilidade que farão parte do iOS 19, incluindo leitor personalizado, voz criada com IA e melhorias no suporte a Braille.

Todos os anos, a Apple aproveita o mês de maio para antecipar algumas das novidades de acessibilidade que estarão presentes na próxima grande atualização do iPhone. Essa tradição coincide com o Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade (Global Accessibility Awareness Day, ou GAAD), celebrado sempre na terceira quinta-feira de maio.
Em 2025, não foi diferente. A empresa divulgou nesta terça (13) um conjunto de novos recursos de acessibilidade que chegarão ao iOS 19 — e também ao iPadOS, macOS e visionOS — ainda este ano.
As ferramentas têm como objetivo tornar os dispositivos Apple ainda mais inclusivos para pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Leitor de Acessibilidade
Um dos grandes destaques é o novo Accessibility Reader, que permitirá personalizar fontes, tamanhos, espaçamento e cores de texto em qualquer aplicativo, para facilitar a leitura de conteúdos por pessoas com baixa visão ou dislexia.
Esse leitor estará disponível no iPhone, iPad, Mac e até no Vision Pro.
Usuários também poderão aplicar as configurações de leitura personalizada a textos do mundo real, usando a câmera do dispositivo por meio do app Lupa — que, pela primeira vez, estará disponível no Mac.

Anotador Braille
Outro avanço importante é o Braille Input, que transforma o iPhone e o iPad em anotadores Braille completos.
Usuários poderão digitar, editar e navegar por textos utilizando dispositivos Braille conectados ou o modo de entrada Braille na tela.

Informações de acessibilidade na App Store
Com o iOS 19, a App Store passará a exibir “Rótulos de Acessibilidade” (Accessibility Labels), indicando se o aplicativo oferece suporte a recursos como VoiceOver, controle por voz, alto contraste, entre outros.
Isso permitirá que os usuários identifiquem antes do download se um app é compatível com suas necessidades.

Novidades no Vision Pro
O visionOS também ganhará melhorias de acessibilidade.
Entre elas estão o zoom digital com a câmera do dispositivo, suporte a descrições de ambientes com o VoiceOver e integração com o app Be My Eyes, que conecta o usuário a um voluntário que pode descrever o que está ao seu redor em tempo real.
Esses recursos estarão disponíveis ainda este ano com a chegada do iOS 19 e demais atualizações de sistema.
Como de costume, a Apple deve apresentar oficialmente as novas versões de seus sistemas operacionais durante a WWDC 2025, marcada para junho.