2009ARQUIVOBDIEXCLUSIVO

Teste completo do Controle por Voz do iPhone 3GS em português

Uma das novidades principais do novo iPhone 3GS é a função de Controle por Voz (Voice Control), exclusiva do novo modelo. E o que impressiona é que ela funciona muito bem mesmo na nossa língua.

Controle por Voz

O controle vocal possibilita que você ligue para alguém ou comande as suas músicas, apenas com a voz. Ao apertar o botão Início (home) durante dois segundos, um sinal sonoro ativa a função, mostrando uma tela azul e sugestões de palavras para serem usadas. Bem didático.

Fizemos o teste da função com várias situações e o resultado foi interessante. Se em programas voltados ao público americano (como o Google App, por exemplo) temos dificuldade de falar as palavras com a pronúncia correta, nesse caso a adaptação ao português foi tão bem cuidada que o problema se inverte: toda a palavra estrangeira deve ter a pronúncia brasileira.

O idioma pode ser rapidamente mudado no menu Internacional, nos Ajustes. São 20 variações de línguas de todo o mundo. É incrível como a Apple conseguiu fazer com que a alteração de idioma seja tão imediata, sem nem precisar reiniciar o aparelho.

20 línguas compatíveis

Veja o vídeo do teste:

YouTube video

Em geral a função cumpre muito bem o seu papel, tanto que eu já me habituei a não procurar mais os contatos na agenda e sim, falar diretamente o nome de quem eu quero ligar.

Depois que se acostuma, é difícil ficar sem. :)

Botão Voltar ao topo