Tutoriais

Como usar o leitor de QR code da câmera nativa do iPhone


Os códigos QR se tornaram uma forma popular de capturar informações rapidamente usando seu smartphone. E caso não saiba, você tem um leitor de QR codes no iPhone sem precisar baixar nenhum aplicativo adicional.

A câmera nativa do celular da Apple tem a capacidade de reconhecer e interpretar os códigos QR. Neste guia, vamos explicar em detalhes como aproveitar essa funcionalidade de forma fácil e conveniente.

O que são QR codes?

Antes de começarmos, vamos esclarecer o que exatamente são os códigos QR (QR codes).

Eles são essencialmente códigos de barras bidimensionais que podem armazenar uma variedade de informações, como links de internet, números de telefone, contatos e muito mais.

Com os códigos QR, você não precisa mais digitar manualmente essas informações em seu dispositivo; basta apontar a câmera e a informação será lida instantaneamente.

Como ativar o leitor de QR code no seu iPhone ou iPad

Graças à integração nativa ao iOS, o processo é incrivelmente simples.

Você não precisa mais instalar aplicativos específicos para essa finalidade. Para escanear o QR code, tudo que você precisa é abrir o aplicativo Câmera, como se estivesse prestes a tirar uma foto, e apontar a lente para o código QR.

Pagamento QR code
A câmera de fotos nativa do iPhone é capaz de identificar o QR Code sem precisar de nenhum aplicativo adicional

A câmera do seu dispositivo irá identificar o código em tempo real e uma notificação será exibida em volta do código, informando o tipo de informação captada.

Tipos de códigos QR reconhecidos pelo iOS

Dependendo do tipo de informação, diferentes ações serão realizadas automaticamente.

Por exemplo, se o código QR contiver um link, ao tocar na notificação, o Safari será aberto automaticamente, levando você diretamente ao site ou página da web relacionada.

Da mesma forma, se o código QR contiver uma senha de Wi-Fi, o seu dispositivo será conectado automaticamente à rede local, sem que você precise digitar a senha manualmente. Incrível, não é?

Agora, vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de códigos QR que o iOS reconhece nativamente:

    •  Links URL : ao escanear um código QR que contém um link URL, a notificação perguntará se você deseja abrir o site relacionado.
    •  Link da App Store : ao escanear esse tipo de código, você será direcionado diretamente à App Store para baixar o aplicativo relacionado.
    •  Números de telefone : ao escanear um código QR com um número de telefone incorporado, você pode tocar na notificação para fazer uma ligação diretamente para esse número.
    •  Texto simples : esse tipo de código irá perguntar se você deseja buscar as palavras do texto nas pesquisas do Safari, facilitando a obtenção de informações relevantes.
    •  Mensagem SMS : ao escanear esse tipo de código, uma mensagem SMS será criada automaticamente, permitindo que você envie uma mensagem para um número específico.
    •  Endereço de e-mail : ao escanear um código QR com um endereço de e-mail incorporado, o aplicativo Mail será aberto, já preparado para enviar um e-mail para esse endereço.
    •  Mensagem de e-mail : ao escanear um código QR com uma mensagem de e-mail específica, o aplicativo Mail será aberto com a mensagem pronta para ser enviada para o endereço indicado.
    •  Contato : ao escanear um código QR que contém informações de contato, essas informações serão incorporadas automaticamente à sua agenda no iOS.
    •  Evento : ao escanear um código QR que representa um evento, ele será adicionado automaticamente à sua agenda, marcando-o em uma data específica.
    •  Credenciais Wi-Fi : ao escanear um código QR com as credenciais de uma rede Wi-Fi, você será conectado automaticamente a essa rede, sem precisar digitar a senha.

Agora você está pronto para explorar o mundo dos códigos QR com a câmera nativa do seu iPhone ou iPad.

Da próxima vez que você encontrar um código QR em um produto ou em algum lugar, não hesite em usar a Câmera para decodificá-lo e descobrir a informação valiosa que está contida nele.

Essa funcionalidade nativa do iOS facilita bastante a vida dos usuários e torna a experiência de interação com códigos QR muito mais simples e rápida.

Então, aproveite essa conveniência e comece a explorar tudo que os códigos QR têm a oferecer com a câmera nativa do seu iPhone ou iPad.

Você certamente descobrirá um mundo de possibilidades ao seu alcance. Divirta-se explorando!

Botão Voltar ao topo