Notícias

[Manual BDI] Como sincronizar seu iPhone ou iPad com um novo computador

Sincronizar com novo computador

Situação: você trocou de computador e agora toda vez que você conecta seu iPhone, iPod touch ou iPad nele, aparece um aviso que lhe ameaça, dizendo que todos seus dados serão apagados. O que fazer quando queremos sincronizar nosso aparelho em um novo computador?

Veja neste tutorial como fazer seu computador reconhecer seu aparelho sem que você perca nenhum dado.

Apenas um único computador

A Apple revolucionou a indústria da música popularizando a venda digital de álbuns. Mas no começo foi muito difícil convencer as gravadoras de que o ato de transformar as faixas em arquivo digital não iria contribuir para a pirataria. Naquele tempo, serviços de compartilhamento como o Napster eram a dor de cabeça delas.

Com isso, a Apple acabou cedendo em algumas exigências para dificultar a troca de arquivos entre um usuário e outro. A limitação de trocas de arquivo por bluetooth, por exemplo, é devido a isso, assim como a impossibilidade de sincronizar o seu iPhone ou iPad com mais de um computador diferente. Você só pode sincronizar no seu, em nenhum outro, caso contrário todos os arquivos existentes no aparelho serão apagados.

Aviso de exclusão de dados

Isto é um problema para usuários que trocam de computador, por exemplo, que muitas vezes não sabem como fazer para sincronizar seu aparelho na nova máquina. É por isso que fizemos um passo a passo para você não ter dores de cabeça com isso.

Sincronizando com outro computador

Bom, se você quer começar a sincronizar seu iPhone, iPod ou iPad com outro computador, você precisa fazer alguns procedimentos chatos para primeiro salvar todos os seus dados e poder recuperá-los na nova máquina. Siga os passos.

Passo 1: autorize seu novo computador

Autorizar o PC antes de sincronizar

Para que os aplicativos do aparelho possam ser transferidos para o novo computador, você primeiro precisa autorizá-lo com a conta (ou contas) da App Store, caso contrário, o iTunes irá apagá-los do aparelho. Para fazer isso, abra o iTunes no computador (Windows ou Mac) e no menu Loja, selecione Autorizar Este Computador.

Autorizando o computador

Então basta introduzir o usuário e senha da conta desejada e, a partir deste momento, o computador está autorizado a lidar com seus aplicativos. Se você usar mais contas (ou de membros da sua família ou de outros países), deverá repetir o processo para cada uma delas.

Se você ainda tiver acesso ao antigo computador, o ideal é desautorizá-lo. Isso porque a Apple só permite você autorizar 5 computadores diferentes ao mesmo tempo e se você deixar os antigos autorizados, chegará um momento que não conseguirá autorizar mais nenhum. Se você está com este problema e não consegue mais acessar os antigos computadores, é possível desautorizar tudo pelo iTunes, na sua conta. Veja o link abaixo para saber como fazer isto.

Como desautorizar computadores no iTunes

Passo 2: faça uma cópia de segurança (backup) de seus dados

Conecte seu aparelho no novo computador e, com o iTunes aberto, faça um backup dos dados contidos no dispositivo para o novo PC. Para isso, fizemos um tutorial detalhado que explica o passo-a-passo (veja o link abaixo). Neste caso, não adianta ter um backup apenas no iCloud, pois o que estamos querendo fazer é passar para seu novo computador todos os seus dados. Por isso a necessidade de fazer o backup pelo iTunes.

➜ Como fazer o backup dos dados do iPhone, iPod ou iPad no iTunes do computador

Por garantia, ative o iCloud no seu aparelho e faça um backup também na nuvem, para ter um nível a mais de segurança com seus dados. ;)

➜ Fazer backup no iCloud

Passo 3: transfira as compras feitas no aparelho

Seguindo o mesmo processo do Passo 2, você agora selecionará a opção “Transferir Compras“. Isso fará com que todos os aplicativos presentes no seu iPhone ou iPad sejam transferidos para o computador. Se você baixou alguma música ou filme da iTunes Store pelo aparelho, eles também serão transferidos. Infelizmente músicas e fotos que você tenha colocado independentemente no aparelho não serão transferidas para o PC e por isso você terá que apelar para o Passo 4.

Passo 4: transfira suas músicas e fotos do iOS para o computador

Como o iTunes não transfere músicas do iOS para o computador (lembram do acordo que a Apple fez com as gravadoras?), teremos que usar um programa diferente para fazer isto. Ele se chama iTools e tem versão tanto para Windows quanto para Mac. Para saber como fazer, basta seguir o link a seguir:

➜ Como copiar as músicas e livros do iPad e do iPhone para o computador

Os álbuns de fotos também não são transferidos pelo iTunes e você também terá que usar outro programa para recuperá-las. Veja como fazer:

➜ Como transferir álbuns de fotos do iPhone ou iPad de volta para o computador

Passo 5: transfira os arquivos de um PC para o outro

Os primeiros 4 passos são suficientes para você já ter os seus dados mais importantes no novo computador, mas talvez em seus arquivos você tenha aplicativos que não estão mais disponíveis na loja e ainda queira usá-los. Por isso, o ideal é que você também faça uma cópia dos arquivos originais de um computador para outro. Para isso, você pode copiar manualmente todos os arquivos de aplicativos. Eles são encontrados nas seguintes pastas, de acordo com seu sistema operacional:

Mac OS X:
/Usuários/nome do usuário/Música/iTunes/Mobile Applications

Windows XP:
\Documents and Settings\nome_do_usuário\Meus documentos\Minhas músicas\iTunes\iTunes Media\Mobile Applications

Windows Vista ou Windows 7:
\Usuários\nome_do_usuário\Músicas\iTunes\iTunes Media\Mobile Applications

Pegue todos os arquivos e copie para a pasta de mesmo nome. Talvez precise que você selecione todos e peça para abrir no iTunes, para que a biblioteca do programa seja atualizada.

➜ Como passar todos os seus aplicativos iOS para outro computador

Faça a mesma coisa com suas músicas que não estavam presentes no aparelho. Elas estão no mesmo caminho descrito acima, mas na pasta iTunes Music. Se sua biblioteca não é grande e você tinha todas as suas músicas já no aparelho, o Passo 4 já fez todo o trabalho.

Passo final: sincronizando definitivamente o aparelho com o novo computador

Sincronizar

Agora você já tem todos os seus dados no novo computador e os riscos de perder alguma coisa são praticamente inexistentes. Pode, então, partir para o passo final e sincronizar seu dispositivo com o novo computador.

Se ao conectar o aparelho com o iTunes, o computador lhe mostrar aquele aviso assustador de que tudo no seu aparelho será apagado, simplesmente aceite e deixe ele apagar tudo. Depois, recupere o backup que você fez naquele iTunes e ele reinstalará todos os seus aplicativos no aparelho. As músicas e fotos que você tem no computador também poderão ser colocadas novamente no dispositivo.

Depois disto, seu novo computador e seu aparelho serão amigos e não terão mais desavenças. ;)

Veja mais dicas importantes em nossa seção de dicas.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo