2010ARQUIVO

Liberado beta 4 do SDK 3.2 do iPad; veja as primeiras novidades

Como esperado, a Apple liberou hoje o quarto beta do seu kit de desenvolvimento de aplicativos (SDK), exclusivo para desenvolvedores registrados. O kit atualiza as ferramentas de programação e o simulador do iPad, para a criação de aplicativos para o novo tablet.

Houve mudanças não muito significativas, mas interessantes de qualquer forma. Internamente, houve um melhoramento no MapKit, MediaPlayer, gestão de arquivos PDF, além de melhor gestão dos movimentos multi-touch.

Como mudanças visíveis, poucos detalhes. Em geral foram ajustes pequenos que faltavam nos betas anteriores, normais em um sistema ainda não acabado. Veja alguma delas.

Ainda não há localização do sistema para a língua portuguesa (é sempre a primeira coisa que procuramos). Porém, uma novidade: agora aparece um menu Região (como no iPhone), onde é possível escolher o Brasil. Quando houver o aplicativo Calendário, ele aparecerá o dia da semana em português, mesmo com o sistema em outra língua.

No aplicativo Fotos agora é possível selecionar um grupo de imagens para eliminar, copiar ou enviar por email. Além disso, a confirmação documentada que a aba Câmera, que apareceu no beta anterior, se refere mesmo ao acessório externo e não a uma provável câmera interna do iPad.

Agora a opção Favoritos adiciona mesmo um endereço à lista de favoritos. Antes, existia esta opção mas ela não funcionava direito.

Foi adicionado a porcentagem da bateria, como acontece com o iPhone 3GS.

Como curiosidade antiga (já existente antes), o dock inferior do iPad aceitará até 6 aplicativos, diferentemente do iPhone que, pela limitação de espaço, aceita somente 4.

Mais descobertas devem surgir durante a semana, as quais informaremos aqui. :)

Botão Voltar ao topo