Curiosidades

Geohot volta à cena, e quer fazer jailbreak no seu carro

Quem é novo no mundo iPhone talvez não conheça o nome George Hotz, um jovem hacker apelidado de Geohot que, aos 17 anos, foi a primeira pessoa do mundo a desbloquear um iPhone e permitir que se instalasse aplicativos em um tempo que a App Store nem existia.

Ele fez história ajudando a criar diversos métodos de jailbreak, até se cansar do iOS e tentar outras plataformas, sendo o primeiro a desbloquear um PlayStation.

Isto lhe rendeu um grande processo nas costas por parte da Sony, o que lhe incentivou a fazer um rap de protesto.

Depois disso ele ficou mais calmo e chegou a trabalhar de estagiário no Facebook e no Google, mas não ficou muito tempo; ele prefere criar as próprias coisas do que trabalhar para os outros.

E sua última investida está desafiando os grandes da indústria tecnológica: está desenvolvendo em sua própria garagem um sistema barato de carros autônomos, que dirigem sem a intervenção humana.

A moda agora entre os gigantes da tecnologia é investir em carros que dirigem sozinhos. O Google é o que mais aparece nos noticiários, mas a Tesla (empresa de carros elétricos) e até a Apple estão realizando suas próprias pesquisas, criando uma corrida para ver quem levanta voo primeiro (fazendo uma alusão à época de Santos-Dumont).

O problema é que no momento elas estão realizando testes em protótipos caríssimos, usando equipamentos cujo custo impossibilita atualmente uma produção em série.

geohot-carro2

Geohot está desenvolvendo ele mesmo seu próprio sistema de carros autônomos, com a grande diferença que está usando sensores e câmeras de baixo custo, que podem ser adquiridos no mercado comum.

Em uma entrevista ao Bloomberg Business, ele mostrou como está o avanço de suas pesquisas, inclusive mostrando um carro dirigindo sozinho na estrada. Confira o vídeo (em inglês):

YouTube video

“Eu acredito que muitas empresas atualmente estão fazendo um trabalho realmente ruim.”

É impressionante ver que ele já chegou em um ponto que muitas grandes empresas ainda não conseguiram, mesmo investindo milhões.

O próprio CEO da Tesla, Elon Musk, procurou o jovem e lhe ofereceu um contrato milionário para desenvolver e incorporar o seu sistema na atual solução da Tesla, o Mobileye. Geohot respondeu:

“Agradeço a oferta. Mas como eu disse, não estou procurando um emprego. Eu ligo para você quando eu aniquilar o Mobileye.”

Com o talento que tem, é bem possível que Geohot faça este mercado avançar alguns anos mais rápido com suas descobertas e experimentos.

O cara que mudou o iPhone (forçando a Apple a criar a App Store) pode também influenciar o modo como dirigiremos o nosso carro no futuro.

Botão Voltar ao topo