2011ARQUIVO

Entenda como funcionará o Ponto de Acesso Pessoal no futuro iOS 4.3

Muita gente ainda está em dúvida sobre como será o funcionamento da nova função Ponto de Acesso Pessoal do futuro iOS 4.3. Por isso, fizemos um resumo de todos os detalhes do que muda na maneira de compartilhar a internet 3G do iPhone com outros dispositivos.

Primeiro de tudo, é importante entender a nova denominação da função. Na verdade, ela é uma evolução do Compartilhamento de Internet (ou tethering, para muitos) que existe desde o iOS 3. A diferença é que agora será possível conectar mais de um aparelho nele, seja por USB, Bluetooth, Wi-Fi ou todos ao mesmo tempo. :)

O Ponto de Acesso é o mesmo Compartilhamento
de Internet de sempre, com outro nome.

A Apple tirou a burocracia do compartilhamento de internet. Você não precisa mais decidir previamente de que maneira quer usar a rede do seu iPhone em outro aparelho: basta conectar do jeito que quiser e pronto. Isso transforma o iPhone em um verdadeiro Ponto de Acesso de internet (ou router, ou hotspot), que gera conexão para até 5 dispositivos próximos.

Por exemplo, se você tem um iPad Wi-Fi ou um iPod touch, está na rua e quer conectá-lo à internet, basta ativar o Ponto de Acesso no seu iPhone, para também se conectar pelo iPad.

A diferença é que apenas no iPhone 4 este compartilhamento poderá ser feito por Wi-Fi; no 3GS, o velho tethering continuará funcionando apenas por USB ou Bluetooth.

Para saber como condividir sua internet pelo Bluetooth do 3GS, confira este outro artigo.

No iPhone 4, veja como conectar um outro aparelho (como um iPad ou iPod touch) pelo Wi-Fi:

1. Primeiro você ativa o Ponto de Acesso Pessoal no seu iPhone.

2. Você deve determinar uma senha de acesso, para impedir que qualquer um utilize sua banda sem sua permissão.

3. No seu iPad, iPod ou computador, escolha o nome do seu aparelho na lista de redes Wi-Fi disponíveis. Veja que nos dispositivos da Apple, o sinal de Wi-Fi é substituído pelo de Ponto de Acesso.

4. Você pode também conectar outros aparelhos simultaneamente no iPhone, através do cabo USB ou a rede bluetooth. Você pode conectar até 5 dispositivos diferentes através dos variados meios de conexão.

Pronto, assim você já poderá acessar a internet em outros aparelhos, usando a rede 3G do iPhone. Isso será uma mão na roda principalmente para quem já possui um plano de dados com sua operadora e acessa a internet no iPad só ocasionalmente.

Uma coisa ótima que a Apple implementou foi a possibilidade de ir direto para a tela dos Ajustes apenas tocando na faixa azul. Isso evita a necessidade de dar 4 ou 5 toques para desligar o compartilhamento.

Como muda apenas a maneira de acesso e não o protocolo, em teoria todas as operadoras que hoje já oferecem o compartilhamento (tethering), disponibilizarão o recurso para seus clientes. No Brasil, apenas a Oi não o disponibiliza.

Não há previsão oficial para a liberação pública do iOS 4.3, mas geralmente as versões betas costumam ter uma duração de 1 mês e meio, ou seja, março. Mas isso é apenas uma estimativa.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo