2010ARQUIVO

Apple aprova aplicativo sobre Hitler, mas o veta na Itália, Alemanha e Áustria

Esta é uma notícia bem curiosa, que nos faz querer entender como funciona o sistema de aprovação da Apple. Surge o segundo caso de censura regional na App Store, depois do aplicativo de Dalai Lama. Uma obra sobre o líder nazista está disponível no mundo inteiro, menos na Itália, Áustria e Alemanha.

O desenvolvedor italiano Luigi Marino já se tornou bem polêmico no país da bota por ter lançado aplicativos sobre a biografia de líderes controversos, como iMussolini, iStalin e iSilvio. No caso do primeiro, vários grupos de direitos humanos na Itália tentaram em vão tirá-lo da loja.

Como o gênero se mostrou um filão de ouro para Luigi (toda a polêmica o fez vender muito), ele tentou lançar um outro aplicativo do gênero, chamado iHitler, mas desta vez, a Apple barrou.

O desenvolvedor não desistiu e tentou algumas mudanças. Primeiro, tirou a letra I do nome, para evitar a semelhança com a famosa saudação nazista. Mudou também o ícone e alguns detalhes e mesmo assim, o app foi vetado mais uma vez.

Porém ontem, sem nenhuma explicação, o aplicativo foi finalmente liberado pela Apple, mas não nos países europeus que faziam parte do “Eixo” na Segunda Guerra, Itália e Alemanha, nem na terra natal de Hitler, a Áustria.

Uma das coisas que a Apple não permite em suas regras é a contextualização política nos aplicativos. Teria sido este o motivo para este ato de censura regional?

Ninguém sabe a razão que levou a comissão de aprovação de apps a tomar tal atitude. O aplicativo não pretende fazer nenhuma apologia ao sanguinário e louco líder alemão, apenas mostrar fatos históricos de sua vida. Se é bem verdade que para alguns alemães este seja um passado que se queira esquecer, pergunta-se se outros países que também sofreram os horrores da guerra, como o norte da França e todo o leste europeu, não poderão ficar ofendidos em encontrar tal aplicativo em suas App Stores.

Qual afinal foi o critério da Apple? Mais uma vez, ficamos sem saber.

via

Botão Voltar ao topo