2011ARQUIVO

Apple libera manuais do iPhone e iPad em português no formato ePub, para ler no iBooks

Praticamente ninguém sabe, mas a Apple liberou na surdina os manuais oficiais na nossa língua para o iPhone e o iPad em formato iBook (ePub), para poderem ser facilmente consultados diretamente no dispositivo. Os livros possuem o mesmo conteúdo que a versão PDF, mas com a flexibilidade do ePub, permitindo mudar tipo e tamanho de letra, além da cor de fundo. Este formato é muito melhor para ler no iPhone, por exemplo.

Para baixar gratuitamente o manual do iPhone em português, basta procurá-lo na iBookstore (através do programa iBooks, menu Loja) ou simplesmente clicar neste link se você estiver lendo este artigo em um dispositivo com iOS. Você precisa estar conectado a uma conta brasileira.

Já com o manual do iPad acontece uma coisa realmente bizarra: a versão em português não pode ser encontrada na loja brasileira. Na verdade, nem na americana, argentina ou até portuguesa; a loja francesa é a única que no momento possui a versão em português, sabe-se lá porque. Portanto, para baixá-la, você terá que criar uma conta lá (link para a iBookstore) ou então esperar que o livro apareça em outras lojas (que pode não demorar). Para criar uma conta gratuita em qualquer país, siga este tutorial.

Para quem ainda não testou o aplicativo iBooks (gratuito na App Store), é uma ótima oportunidade, além de ficar por dentro dos segredos dos dois dispositivos. Por alguma razão desconhecida, não há ainda versão para o manual do iPod touch.

Estes manuais nos quais nos referimos são os escritos no chamado “português do Brasil”. Para o de Portugal, os links são outros, baixados com uma conta portuguesa: manual do iPhone e manual do iPad.

Botão Voltar ao topo